Carreira / Emprego - Você está preparado para ser um profissional de qualidade?
Você está preparado para ser e se manter como um profissional de qualidade?
Refletir sobre estes mandamentos facilitará sua ação e o seu sucesso
profissional.
1. Compromisso – Você é um dos principais responsáveis pelo resultado.
Pare de inventar desculpas (e arrumar culpados), seja comprometido e consciente
do seu papel.
2. Saiba falar – Sua melhor ação é a conversação: quem emburra perde a
chance de se fazer entender e de trazer benefícios reais ao grupo. Tenha idéias
e faça das propostas seu marketing pessoal. Seja um elo de comunicação e fale
com clareza. A própria palavra emburrado significa estar empacado, ou seja, não
vai a lugar algum.
3. Promova situações significativas – Nada flui na sociedade como uma
propaganda ou um conto de fadas. Assim como você tem problemas, os outros também
sentem dificuldades. Quem só trabalha quando tudo está perfeito e correto não é
profissional e deve partir logo para a Terra do Nunca (e jamais crescer). Seja
articulador de resultados, não apenas mais um a sentar e se queixar. Garanta o
sucesso da sua empresa e se torne um profissional diferenciado. Lembre-se: cada
acerto é dito para no máximo três pessoas, já cada erro contamos para dez. Você
não ganha nada em atrapalhar “a sua própria casa”.
4. Enfrente problemas e conflitos – As empresas, hoje, estão com
dificuldade em entrar e permanecer no mercado. Não traga mais um problema, traga
a solução. Se diante de uma dificuldade você não tem nada diferenciado e
motivador para falar, acho difícil sobreviver neste século. Se avalie.
5. Sirva de exemplo – Certa vez, uma empresa com muitas dificuldades de
se manter estava à beira da falência e todos os funcionários insatisfeitos e
cheios de queixas da administração. Um dia, quando chegaram para trabalhar –
muitos atrasados e fora do horário – havia uma faixa na porta de entrada: “Hoje
morreu a pessoa que mais atrapalhava o crescimento dessa empresa, se dirija ao
salão para o velório”. Todos correram para descobrir finalmente quem tinha
prejudicado por tanto tempo o local de trabalho. A fila se formou rapidamente, e
cada um que se aproximava mostrava um grande ar de espanto. Viam dentro do
caixão um espelho – a pessoa que mais prejudicava a empresa era cada um. Você
tem a responsabilidade de exercer com caráter e dignidade sua profissão. Seja
íntegro e comprometido o tempo todo que estiver dentro da empresa, não feche as
portas para você mesmo.
6. Quem não cumpre horário e responsabilidade mente para si – Você se
acha esperto em burlar regras e princípios da sua empresa? Pergunte aos seus
pais qual o grau de orgulho que eles sentem de você? Quem tenta enganar o outro
acaba o mais enganado de todos. Ninguém é tão esperto o quanto se acha e os
outros também não são tão burros como parecem.
7. Seja criativo – Dizem que um cachorro estava perdido na floresta com
um osso quando se sentiu ameaçado por um faminto leão, sem chance de escapar ele
disse: “Acabei de caçar e comer um leão, mas ainda estou com fome”. O leão
assustado foi embora. Um macaco que tinha visto tudo correu para contar ao leão
a história verdadeira. O leão, ainda mais bravo por ter sido enganado, tratou de
voltar atrás do cachorro, que vendo que o rei da floresta corria em sua direção
com o macaco montado nas costas, disse bem alto: “Eu já acabei com um leão e
aquele macaco que prometeu me trazer outro, nada de aparecer”. Moral da
história: nunca desista de lutar – você até pode perder, mas nunca desista sem
lutar e inovar.
8. Conheça as novas tecnologias e esteja preparado para usá-las –
Computador não é só lazer, celular e brinquedo. Saiba como tirar proveito dessa
(e outras ferramentas) para se informar, atualizar e crescer. As informações se
atropelam no mundo e tem muita gente que insiste em ignorar. Saiba como
funcionam os concorrentes vendo seus erros e acertos. Garra e caminho dependem
do esforço de cada um.
9. Tenha domínio profissional – Conheça seu cliente (necessidades e
aspirações) e seu produto. Saiba como propor sem mentir, enganar e prejudicar.
Vista a camisa fundamentado em pontos verídicos e seja um parceiro do cliente e
da empresa. Sem qualquer uma das pontas desse triângulo você não tem nenhuma
forma e chance.
10. Enxergue o conhecimento de forma não-fragmentada – Não é só fazer o
seu trabalho e pronto. Envolva-se em todas as etapas de sua empresa. Saiba como
todas as áreas funcionam, agem e, principalmente, respeite e valorize cada
trabalho.
11. Amplie seu repertório cultural – Quando uma pessoa não quer crescer e
aprender, todos são prejudicados. Uma idéia ou proposta de outro ramo pode muito
bem ser aproveitada na sua área. Não seja bitolado, só procurando informações
sobre determinado assunto. Quanto mais conhecimento você adquirir maior será o
seu mercado.
12. Entenda os outros – Compreenda o “mundo” e a realidade em que os
outros vivem. Não se detenha só na sua visão. Mantenha sua empatia; estude
outras formas de linguagem: roupas, brincadeiras e olhares dizem muito mais do
que a fala.
13. Abra-se ao novo – Mas mantenha critérios e percepções racionais. Não
saía correndo atrás de toda novidade que aparecer (ou pareça aparecer) e nem
recuse conhecimento só porque nunca ouviu falar do assunto. Seja prudente e
curioso.
14. Saiba gerenciar – Organize tempo, espaço e conhecimento. Tenha
disciplina para preparar seu dia, racionalizar seu tempo e evitar desperdícios.
15. Aprenda a aprender – Busque informação e atualização contínua e
principalmente, procure desenvolvimento a longo prazo – o futuro também é muito
importante.
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