O desafio permanente nos negócios hoje é mudar e mudar rápido !
Num momento de gestão de mudanças mais profundas é importante estar consciente
de alguns pontos elementares, como:
A velocidade, que na maioria das vezes nos impede de encontrar o momento mais
adequado e sim a forma mais adequada para mudar no período definido.
Essa mesma velocidade nos distancia do presente e do passado e nos aproxima do
futuro
Assimilar que mudança acontece em forma de aspiral ; jamais igual mas
continuamente.
Repensar toda empresa ou área para que de forma racional possa rever e
redesenhar seus processos com o objetivo de atingir resultados com padrão de
qualidade, produtividade e competitividade definidos pela alta administração..
Esse processo todo permeia campos muito além de resultados numéricos, ele atinge
a “Emoção, o coração” das empresas, atinge ‘as pessoas, introduzindo novas
formas de trabalho , novas exigências e padrões..
Podemos então pensar em quatro ferramentas/pilares elementares:
Reengenharia – diagnosticamos e redesenhamos o negocio, onde
percebemos a empresa não pelas área/departamentos mas pelos processos
Benchmarking - Identificamos em que pontos mais críticos podemos usar
esse atalho rumo a excelência, baseado nas melhores práticas de empresas líderes
Qualidade Total – Asseguramos que o foco e a redefinição executada a
partir das novas metas na Qualidade de processos, pessoas, serviços e produtos
sejam estabelecidas.
Custos – Manutenção do menor custo possível para viabilizar uma boa
mudança
1. Para implementar as ações de - Reengenharia , é necessário:
Ambição – os objetivos devem ser drásticos e altos
Orientação – O foco está no processo do negócio e não nas fases da
organização
Quebrar regras – Rever e identificar fundamentos assumidos até aqui como
corretos
Tecnologia da Informação – Viabilizador essencial das mudanças,
estruturamos modelos de gerenciamento da informação
Preparar as Pessoas – Envolvimento das pessoas, através de
investimento/treinamento, educação e reconhecimento/comprometimento e motivação,
para que possam assimilar a mudança como fator positivo
2. Fazer Benchmarking , significa possuir clareza e objetividade, para:
Identificar os processos essenciais
Identificar as melhores práticas de empresas líderes
Fazer mapeamento base em informações quantitativas
Comparar nossos processos internos com as melhores práticas
Copiar apenas aquilo que merece ser copiado, ou seja, os pontos significativos
para empresa, tendo como referencia a melhor empresa naquele segmento
específico, independente de ser concorrente.
Implementar
Medir Resultados
3. Onde entra a Qualidade: ?
É a Ferramenta essencial para melhoria contínua, envolvendo funcionários,
fornecedores e principalmente clientes.
Sua responsabilidade é Redesenhar, Reorientar e Proceder a mudança,
objetivando resultados com qualidade e o compromisso de TODOS com o cliente
Chamo de 4 vozes da Qualidade:
A voz do cliente – São os seus desejos e expectativas com relação ‘a
empresa
A voz do fornecedor – Como se relaciona com a empresa e como pode
contribuir
A voz da Organização – Como a empresa está preparada para mudança
A voz das pessoas - São elas que vão fazer as MUDANÇAS ACONTECEREM!
4. Custos baixos
É a ferramenta que mede com maior precisão os custos de forma a
racionalizá-los sem afetar o funcionamento , resultados durante o processo e a
qualidade dos serviços e produtos da empresa durante e após a mudança.
O Gerenciamento de Mudanças atua no todo da empresa onde as quatro
ferramentas elementares devem interagir, atuando combinadas entre si e
principalmente combinadas com a atenção primeira e essencial à preparação do
capital humano para que possam produzir as mudanças esperadas de forma
confortável, segura e, acima de tudo, com o coração.