No marketing boca a boca, as pessoas preferem ouvir a opinião que seus amigos
têm de determinadas marcas do que acreditar no que viram no anúncio da
televisão. Podemos dizer que o mesmo ocorre com a rádio peão. Ela está longe de
ser um canal oficial, mas o fato é que os profissionais dão muita atenção às
conversas de corredor.
"Às vezes, as pessoas se desgastam e até ficam com problemas de saúde por causa
de uma informação que nem é correta", explica a socióloga e consultora
organizacional do Idort/SP, Tânia Zarpelão.
É verdade que, muitas vezes, a rádio peão acerta e dá as notícias em primeira
mão. Mas, dependendo da informação, pode ser gerado um clima de tensão tão forte
entre os envolvidos que a produtividade dos funcionários acaba caindo. "Além
disso, podem haver conflitos entre as pessoas. Fica aquilo de quem disse, quem
não disse", diz Tânia.
Saiba usar a rádio peão
A boa notícia é que é possível utilizar a rádio peão a seu favor, amenizando
seus danos. Caso uma informação que te prejudica chegue até você, converse com
as pessoas, se defenda e tente identificar sua origem, "cortando o mal pela
raiz", recomenda a consultora.
Outra forma de se beneficiar com a rádio peão é separando as informações úteis
das inúteis. "De repente, pode aparecer uma notícia até interessante para você.
Por exemplo, você ouviu que a empresa começará a pagar cursos para os
funcionários, ou que está pensando em mandar alguém para sua filial no exterior.
Caso se interesse pela oportunidade, procure seu chefe ou o Recursos Humanos,
pergunte se a informação é verídica e se candidate", diz Tânia. "O que não pode
é se candidatar sem saber se a informação era verdadeira", acrescenta.
Segundo a consultora, é importante, quando se trata de rádio peão, verificar o
que é real e o que é imaginação. Isso porque, ao passar de boca em boca, a
notícia pode aumentar a até mudar completamente.