Onde estão suas idéias?
Dos programas de sugestões aos sistemas de idéias, das equipes
multidisciplinares aos empreendedores corporativos, as empresas não param de
criar formas de obter idéias de seus colaboradores. Faz sentido: elas são
necessárias para reduzir custos, para trazer soluções, para inovar.
E você sabe o quanto será valorizado se oferecer boas propostas.
Mas talvez você ignore como obter essas idéias. Em meu trabalho com criatividade
e inovação, reuni algumas diretrizes que podem ajudá-lo em sua busca. Aproveite!
Olhe para dentro
Preste atenção aos detalhes – Eles tendem a passar desapercebidos, mas
são preciosos, principalmente quando buscamos melhorias e redução de custos.
Veja um bom exemplo de uma companhia aérea: ela suspendeu o Martini durante os
vôos matinais ao perceber que poucos passageiros o pediam nesse horário. Foram
eliminadas, portanto, as azeitonas, que, além de perecíveis, exigiam um espaço
extra na geladeira. Parece pouco, e, de fato, é, mas gera uma economia de
milhões de dólares em um ano.
Conheça melhor o seu negócio – No livro Ideas Are Free (Idéias
são de graça, tradução livre), os consultores norte-americanos Alan Robinson e
Dean Schroeder dão um belo exemplo de como funcionários de uma instituição para
pessoas idosas tiveram boas idéias para atender os residentes depois de
estudarem sobre o Mal de Alzheimer. Os portadores dessa doença costumam
perambular sem destino e – no caso citado – acabavam indo para a cozinha ou
lavanderia, lugares potencialmente perigosos para eles. Ao descobrir que esses
pacientes evitam pisos escuros, pois os confundem com buracos, os atendentes
optaram por pintar o chão de preto nas áreas onde os pacientes não deviam
entrar.
Assim, estude, pesquise, saiba mais, muito mais do que o seu know-how
específico.
Pesquise problemas – Problemas são fáceis de detectar, pois
eles estão à mostra. Entretanto, para criar soluções é preciso vê-los com um
espírito construtivo, com vontade de resolvê-los. Como os problemas tendem a
afetar muita gente, todos serão gratos.
Olhe para fora
Observe as exceções – É bem provável que por trás de uma exceção haja
um problema a ser evitado ou uma oportunidade a ser aproveitada. Por exemplo,
uma solicitação diferente de algum cliente pode indicar um novo nicho de
mercado.
Busque idéias em outros universos – Quantas boas idéias,
quantas inovações de fato lucrativas se podem ter trazendo idéias já consagradas
de outros segmentos? A Springer Carrier, por exemplo, inovou sua estratégia de
marketing trazendo do mundo da decoração a idéia do show-room .
Consulte outras pessoas – Para um bebê, ver seu pai sair voando
é tão natural como vê-lo acender a luz. Pessoas não oriundas do seu ramo de
atividade não sabem o que é possível ou não. Assim, podem dar sugestões novas,
questionar velhos paradigmas ou dar idéias de fato inexeqüíveis, mas que contêm
partes que podem ser aproveitadas.
Ouça os clientes - Nem sempre eles darão idéias prontas, mas
com certeza darão muitos indícios sobre suas necessidades. Esteja atento.
Ter idéias não é difícil, nem toma tempo. Basta acreditar no seu potencial e
estar alerta.