Em cada vasilhame de óleo para motor são fornecidas três diferentes
informações:
- a classificação de serviço API
- o grau de viscosidade
- indicador "Conservador de Energia" (se ele é ou não é)
A classificação de serviço API (sigla em inglês de Instituto Americano do
Petróleo) é uma classificação de duas letras que informa o tipo de motor para o
qual o óleo se destina (gasolina ou diesel) e o nível de qualidade.
O grau de viscosidade (por exemplo, 5W-30) informa a espessura, ou
viscosidade do óleo. Um óleo fino possui um número mais baixo e flui mais
facilmente, enquanto óleos grossos possuem um número maior e são mais
resistentes ao fluxo. A água possui uma viscosidade bem baixa - ela é fina e
flui facilmente. O mel possui uma viscosidade bem alta - ele é grosso e
pegajoso.
A unidade padrão usada para medir a viscosidade é o centistoke (cSt). De
acordo com o Glossário de Termos Automotivos e de Lubrificantes Industriais:
Viscosidade é normalmente expressa em termos de quanto tempo uma quantidade
padrão do fluido a uma certa temperatura leva para fluir através de um
orifício padrão. Quanto maior o valor, mais viscoso o fluido. Como a
viscosidade varia inversamente à temperatura, o seu valor não tem
significado algum a não ser que seja acompanhado pela temperatura na qual
ela é determinada. Com óleos do petróleo, a viscosidade é normalmente
informada em centistokes (cSt), medida a 40ºC ou 100ºC (Método D445 -
Viscosidade Cinemática da American Society for Testing and Materials ASTM).
A classificação em centistoke é convertida para a designação de viscosidade
SAE disposta em forma de tabela.
Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são uma nova invenção,
resultado da adição de polímeros ao óleo. Os polímeros permitem ao óleo
possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número
indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da
partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Segue abaixo
uma descrição interessante sobre o funcionamento dos polímeros.
Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua
como indicam os seus baixos números. À medida que o óleo se aquece, os
polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de
afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a
100o C o óleo
afinou apenas para o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade.
Uma outra forma de ver os óleos multiviscosos é pensar em 20W-50 como um
óleo 20 que não se afinará mais do que um 50 quando aquecido.