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Como agir - Compras por Internet: Compre via Internet sem se complicar 

Data: 30/05/2007

 
 

Compre via Internet sem se complicar
 

  • Ao "aventurar-se" em sites desconhecidos, é preciso ter a certeza de que os responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas sejam de confiança;
     
  • A nota fiscal - "certidão de nascimento" da relação de consumo - continua sendo essencial e deve ser exigida;
     
  • Evitar o uso de cartões de crédito e vincular o pagamento à entrega do produto ou serviço;
     
  • Se o usuário der preferência ao cartão, o cuidado precisa ser redobrado, já que as transações via Internet ainda não são totalmente seguras;
     
  • De acordo com a legislação vigente, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento;
     
  • O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias. Entretanto, como a rede é mundial, as páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas estabelecidas em seus países de origem;
     
  • O consumidor que tiver problemas ao comprar produtos em sites internacionais terá de resolvê-lo diretamente com o fornecedor, porque, nesse caso, ele é o próprio importador;
     
  • A pesquisa prévia de preços continua sendo fundamental. Existem algumas páginas na Internet que fazem esse serviço automaticamente;
     
  • É importante checar também o valor das despesas com frete e taxas adicionais. A comodidade de comprar sem sair de casa pode tornar o produto mais caro;
     
  • Quanto mais informações o site prestar, melhor. Sendo assim, o consumidor deve ficar atento e solicitar todos os dados que achar necessário para ter uma melhor idéia do que está comprando - especificação, marca, cor e tamanho disponíveis etc.;
     
  • As informações da empresa também precisam estar claras e, para maior segurança, o usuário pode imprimir a tela do site com os dados da compra;
     
  • No recebimento da mercadoria, é necessário verificar se tudo está de acordo com o que foi pedido. Se houver alguma irregularidade, o produto deve ser devolvido, especificando-se na nota de entrega o tipo de problema. Em seguida, o consumidor terá de entrar em contato com a empresa para solucionar a questão;

    Dúvidas ou reclamações:
    Podem ser encaminhadas à Fundação Procon-SP nos postos de atendimento pessoal ou pelo telefone (0xx11) 1512. Para trabalhar o caso, o órgão precisa de algum documento que comprove a relação de consumo e o endereço físico da empresa reclamada.


  •  
    Referência: Amparo.sp.gov.br
    Autor: Procon SP
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