Como agir - Compras por Internet: Compre via Internet sem se complicar
Compre via
Internet sem se complicar
Ao "aventurar-se" em sites desconhecidos, é preciso ter a certeza de que os
responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas sejam de confiança;
A nota fiscal - "certidão de nascimento" da relação de consumo - continua
sendo essencial e deve ser exigida;
Evitar o uso de cartões de crédito e vincular o pagamento à entrega do
produto ou serviço;
Se o usuário der preferência ao cartão, o cuidado precisa ser redobrado, já
que as transações via Internet ainda não são totalmente seguras;
De acordo com a legislação vigente, a empresa tem a obrigação de apresentar
outras formas de pagamento;
O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora
do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias. Entretanto,
como a rede é mundial, as páginas hospedadas fora do Brasil seguem as normas
estabelecidas em seus países de origem;
O consumidor que tiver problemas ao comprar produtos em sites internacionais
terá de resolvê-lo diretamente com o fornecedor, porque, nesse caso, ele é o
próprio importador;
A pesquisa prévia de preços continua sendo fundamental. Existem algumas
páginas na Internet que fazem esse serviço automaticamente;
É importante checar também o valor das despesas com frete e taxas
adicionais. A comodidade de comprar sem sair de casa pode tornar o produto mais
caro;
Quanto mais informações o site prestar, melhor. Sendo assim, o consumidor
deve ficar atento e solicitar todos os dados que achar necessário para ter uma
melhor idéia do que está comprando - especificação, marca, cor e tamanho
disponíveis etc.;
As informações da empresa também precisam estar claras e, para maior
segurança, o usuário pode imprimir a tela do site com os dados da compra;
No recebimento da mercadoria, é necessário verificar se tudo está de acordo
com o que foi pedido. Se houver alguma irregularidade, o produto deve ser
devolvido, especificando-se na nota de entrega o tipo de problema. Em seguida, o
consumidor terá de entrar em contato com a empresa para solucionar a questão;
Dúvidas ou reclamações:
Podem ser encaminhadas à Fundação Procon-SP nos postos de atendimento pessoal ou
pelo telefone (0xx11) 1512. Para trabalhar o caso, o órgão precisa de algum
documento que comprove a relação de consumo e o endereço físico da empresa
reclamada.
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