Roaming: saiba
como ele funciona
Roaming é a possibilidade de fazer e receber chamadas dentro e fora da área
de registro ou mobilidade da operadora da qual o consumidor é cliente. Isso é
possível graças a convênios firmados entre as empresas de telefonia celular, que
garantem a continuidade da prestação do serviço mesmo que ele esteja fora de sua
área.
É preciso esclarecer, porém, que, em roaming, o funcionamento do aparelho fica
sujeito aos padrões e condições técnicos da operadora visitada. E, pelo fato de
o "usuário-visitante" não ser cliente da operadora local, são cobradas taxas
extras (ADs), que encarecem as ligações interurbanas.
Conforme explica José Carlos Meira Mattos, gerente de Relações Públicas da BCP
Telecomunicações, quando um cliente BCP faz uma ligação da capital para o
celular de um amigo no Rio de Janeiro, ele paga apenas a ligação interurbana.
Mas, se o seu amigo não estiver no Rio e, sim, em Porto Alegre, portanto, fora
da área de cobertura de sua operadora, ele continuará pagando o interurbano,
enquanto que seu amigo pagará o roaming. "O cliente BCP só pagaria o roaming se
fizesse essa mesma ligação estando fora da região metropolitana (DDD 0110), que
é a área de cobertura da BCP", esclarece.
Ainda segundo Mattos, ao fazer ou receber ligações em roaming, o assinante paga
para a sua operadora. Desta forma, o preço da ligação corresponde à tabela de
tarifação do plano que contratou. Mas irá pagar também a taxa adicional (AD),
que é repassada à operadora visitada, cuja tarifação é específica.
Quanto à qualidade do sinal, afirma Hugo Janeba, diretor de Marketing da Telesp
Celular, podem ocorrer oscilações quando se está em roaming. Isso porque a
operadora visitada pode ter tecnologia inferior à do assinante, tornando alguns
dos serviços até inoperante. "Sem contar que, em alguns Estados - como Paraná e
Curitiba - as operadoras digitais funcionam em banda diferente. Portanto, para
continuar com o sinal digital e dispor dos serviços a que tem direito, é preciso
configurar o aparelho."
Caso o consumidor tenha alguma dificuldade ao realizar chamadas em roaming, ele
deve reclamar à sua operadora. "Ela é que responde pela qualidade dos serviços
prestados a seus clientes."