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Como agir - Celular: Roaming: saiba como ele funciona 

Data: 30/05/2007

 
 

Roaming: saiba como ele funciona
 

Roaming é a possibilidade de fazer e receber chamadas dentro e fora da área de registro ou mobilidade da operadora da qual o consumidor é cliente. Isso é possível graças a convênios firmados entre as empresas de telefonia celular, que garantem a continuidade da prestação do serviço mesmo que ele esteja fora de sua área.

É preciso esclarecer, porém, que, em roaming, o funcionamento do aparelho fica sujeito aos padrões e condições técnicos da operadora visitada. E, pelo fato de o "usuário-visitante" não ser cliente da operadora local, são cobradas taxas extras (ADs), que encarecem as ligações interurbanas.

Conforme explica José Carlos Meira Mattos, gerente de Relações Públicas da BCP Telecomunicações, quando um cliente BCP faz uma ligação da capital para o celular de um amigo no Rio de Janeiro, ele paga apenas a ligação interurbana. Mas, se o seu amigo não estiver no Rio e, sim, em Porto Alegre, portanto, fora da área de cobertura de sua operadora, ele continuará pagando o interurbano, enquanto que seu amigo pagará o roaming. "O cliente BCP só pagaria o roaming se fizesse essa mesma ligação estando fora da região metropolitana (DDD 0110), que é a área de cobertura da BCP", esclarece.

Ainda segundo Mattos, ao fazer ou receber ligações em roaming, o assinante paga para a sua operadora. Desta forma, o preço da ligação corresponde à tabela de tarifação do plano que contratou. Mas irá pagar também a taxa adicional (AD), que é repassada à operadora visitada, cuja tarifação é específica.

Quanto à qualidade do sinal, afirma Hugo Janeba, diretor de Marketing da Telesp Celular, podem ocorrer oscilações quando se está em roaming. Isso porque a operadora visitada pode ter tecnologia inferior à do assinante, tornando alguns dos serviços até inoperante. "Sem contar que, em alguns Estados - como Paraná e Curitiba - as operadoras digitais funcionam em banda diferente. Portanto, para continuar com o sinal digital e dispor dos serviços a que tem direito, é preciso configurar o aparelho."

Caso o consumidor tenha alguma dificuldade ao realizar chamadas em roaming, ele deve reclamar à sua operadora. "Ela é que responde pela qualidade dos serviços prestados a seus clientes."



 
Referência: -
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