Os preços das tarifas telefônicas ainda pesam muito no orçamento familiar.
Para reduzir seus gastos, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços, como
de qualquer outro serviço. Ao menos dos serviços que mais pesam nesta conta,
como os interurbanos.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem um serviço muito bom para
facilitar a pesquisa do usuário em seu site
www.anatel.gov.br. Logo
na home page há um link para a área de pesquisa de valores das tarifas. O
usuário coloca as localidades de origem e destino da chamada, o dia da semana da
ligação e a hora. O sistema informa então quais as operadoras disponíveis, seu
código de acesso e o custo das tarifas, incluindo impostos.
Este serviço é uma ótima forma de ajudar a economizar. Vale destacar também
que a Anatel fornece os links para todas as prestadoras. A partir destes links o
usuário pode pesquisar sobre promoções e vantagens específicas. O consumidor
deve usar este serviço para definir a operadora e desta forma forçar a
concorrência, para que haja redução das tarifas.
Veja abaixo das dicas do Procon-SP para reduzir os gastos com telefone:
- Falar apenas o necessário ao telefone (é uma dica óbvia, mas muito
difícil de cumprir, principalmente com o uso da Internet e a alteração do
comportamento social das pessoas);
- Dar preferência para usar o telefone nos horários de tarifa reduzida;
estes horários são: da meia-noite às seis da manhã, de segunda a sexta; após
às 14 horas aos sábados; e durante todo o dia nos domingos e feriados
nacionais (esta é uma dica mais fácil de cumprir, sem deixar de falar com as
pessoas).
Em caso de dúvida, procure os órgãos de defesa do consumidor. O site
www.procon.sp.gov.br
traz os contatos do órgão em São Paulo e também em outros Estados.