Turismo / Viagens - Vai viajar no Carnaval? Previna-se para que nada atrapalhe a folia!
A ordem para quem pretende viajar é se organizar. Os mais prevenidos já estão
com hospedagem e passagens reservadas e os que deixam tudo para a última hora
têm de correr contra o tempo.
Em qualquer um dos casos, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do
Consumidor) orienta os consumidores a prestarem atenção a alguns detalhes, para
evitar aborrecimentos e até mesmo problemas mais graves.
Se você vai viajar de avião...
Faça uma lista completa do que está levando na mala e use os lacres fornecidos
pela companhia aérea. Além disso, se tiver tempo antes do embarque, preencha a
declaração dos bens, fornecida na hora do check-in.
Crie ainda uma identificação própria (com etiquetas, laços etc) para
personalizar as malas, o que facilita o reconhecimento da bagagem e evita trocas
indesejadas. Na volta, liste as compras feitas durante a viagem, junte as notas
fiscais e coloque-as na bagagem de mão.
Confira também o destino com o cartão de embarque e os tíquetes das bagagens.
Por fim, caso haja conexão, verifique com a companhia aérea a empresa que fará o
transporte. Se houver novo check-in, refaça os procedimentos de
declaração dos pertences.
Para os que vão de carro...
Atenção redobrada com as malas! Isso porque a bagagem pode provocar ferimentos
nos passageiros que viajam no banco de trás, em caso de colisão frontal, de
acordo com testes realizados pela Associação.
Por isso, mesmo que não haja pessoas no banco traseiro, afivele os cintos de
segurança, que poderão ajudar o encosto do banco a resistir à pressão das
bagagens.
Caso transporte malas pesadas, evite levar um passageiro ou uma cadeira de
criança na posição central. Além disso, coloque a bagagem mais pesada na parte
de baixo do porta-malas. Se for utilizar o bagageiro na capota, verifique se ele
e as malas estão bem fixados.
Quem vai a algum camarote ou bloco...
Deve ficar atento para não ter prejuízo, caso a oferta anunciada não seja
cumprida. De acordo com a Pro Teste, o folião que vai curtir o Carnaval em um
camarote ou comprar um abadá que inclua comida e/ou bebida está amparado pelo
Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Em caso de descumprimento de oferta, o CDC estabelece que o consumidor pode
exigir o cumprimento forçado da obrigação, pedir a troca por outro produto ou
rescindir o contrato, com direito à devolução total ou parcial do dinheiro.
Para evitar problemas, o ideal é pesquisar preços, obter referências com amigos
e consultar os órgãos de defesa do consumidor para saber há registro de
reclamação contra a empresa que está realizando o evento.
Além disso, o consumidor deve guardar todos os anúncios e materiais de
divulgação que comprovem o que está sendo oferecido na festa, para poder
reclamar se surgirem problemas. Nestes casos, é bom registrar um boletim de
ocorrência e buscar testemunhas.
Quem decidir comprar pela internet deve optar por empresas que informem os
detalhes do negócio e seus meios de contato. Lembre-se ainda de evitar os
depósitos a pessoas físicas e de imprimir a página da oferta e os demais passos
indicados e realizados para a compra.
Para não perder a viagem...
Enquanto curte o Carnaval, você não pode descuidar da alimentação. Por isso,
preste atenção às condições dos alimentos vendidos para evitar doenças como
infecção intestinal e diarréia.
Lembre-se que nem sempre o restaurante mais caro, que recebe turistas, tem as
melhores práticas de higiene. Evite também os lanches vendidos por ambulantes e
os alimentos expostos ao sol, poeira e insetos.
Por último, não se esqueça do protetor solar e do preservativo. E, caso você
tome medicamentos regularmente, vá ao médico antes da viagem e providencie uma
quantidade suficiente para o período em que estará fora de sua cidade.
|