Currículo (curriculum) - Dicas para uma carta de apresentação
Confira as sugestões que vão melhorar o seu texto e ajudá-lo a conquistar
novas oportunidades de entrevistas
Assim como um bom currículo, uma carta de apresentação expressiva conta
pontos preciosos na hora de conquistar o selecionador. Mas cuidado para não
confundi-la com um resumo do currículo. A carta de apresentação é, na realidade,
um chamariz para que o recrutador se interesse por sua oferta de trabalho. Ela
deve conter uma síntese das principais realizações profissionais, uma explicação
objetiva sobre as pretensões a determinado cargo e uma argumentação final
otimista, gerando assim possibilidade de resposta.
Além da carta de apresentação tradicional, redigida em papel e enviada pelo
correio juntamente com o currículo, atualmente ela ganhou uma versão virtual.
Com a popularidade da internet, grande parte dos envios de currículo é feita via
e-mail. Neste caso, o “corpo” do e-mail acaba sendo a própria carta – o
currículo deve estar anexado. Dê especial atenção ao título da mensagem, ele é o
chamariz para que a pessoa abra o e-mail. Uma boa idéia é pesquisar na página da
empresa na internet para descobrir qual é o foco de seu negócio e relacionar
título com algo de destaque do site.
Confira mais dicas para fazer sua carta de apresentação:
- No e-mail, o corpo da mensagem deve fazer referência ao título e às suas
competências técnicas;
- Evite modelos prontos, crie você mesmo a sua carta. Assim, o
selecionador pode avaliar suas características psicológicas e técnicas, como
capacidade de expressão e domínio da língua portuguesa;
- Usar criatividade e bom gosto não é proibido. Deve-se apenas ter cuidado
para não cometer exageros, não parecer abusado demais e evitar pedidos
inoportunos;
- Não envie apenas para o setor de RH ou responsável pelo recrutamento,
mas também para sua área de interesse;
- Destaque na carta seus projetos de sucesso, aquilo em que é “expert”.
Liste alguns de seus principais feitos em suas experiências anteriores;
- Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que
façam com que o leitor o considere para a posição pretendida;
- O texto deve ter, no máximo, dois parágrafos de três linhas cada.
Lembre-se de respeitar o tempo de quem está lendo sua carta;
- Avalie a cultura da empresa para saber se a linguagem deve ser mais ou
menos formal;
- A carta é o espaço no qual você deve fazer seu marketing pessoal,
mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem
fazer a diferença na empresa;
- Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa para quem você vai enviar a
carta. Na falta dessas informações, coloque o departamento;
- Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele
está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando;
- Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter
sua assinatura no final;
- A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção
redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto;
- Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo;
- Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros
gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma
ordem lógica;
- A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou
papel-carta de boa qualidade;
- O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito
chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
Referência:
carreiras.empregos.com.br
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