"As pessoas colocam no currículo que têm o inglês fluente ou o espanhol
fluente. Aí eu me pergunto: e o português é fluente? Dominar a comunicação
escrita e oral significa um ganho de qualidade do trabalho e produtividade. O
português é essencial em qualquer área", sublinha a professora de português e
palestrante do CEAD/Contmatic Phoenix, Rosangela Silva.
Ela cita como exemplo situações cotidianas que causam constrangimentos, como o
envio de e-mails para superiores e clientes com erros de português. O incidente
ocorre comumente, por exemplo, na área comercial, que é um dos departamentos das
empresas que mais usa as mensagens eletrônicas para se comunicar.
O erro, geralmente, não ocorre por falta de conhecimento do português, mas pela
pressa e por vícios de uso. "Não é raro o profissional enviar um e-mail
utilizando a mesma linguagem que usa com amigos, em conversas informais. É uma
linguagem em que as pessoas se entendem, mas não considera acentuações. São
usadas muitas abreviaturas hipotéticas, que não existem na gramática. Por
exemplo, att (de atenciosamente) e sdc (de saudações) não estão de acordo com a
norma gramatical".
Na linguagem que utilizamos ao conversar com amigos pela internet, tendemos a
escrever da mesma forma como falamos. Por força de costume, o profissional pode
usar esse português informal no trabalho. Daí a importância de ler a mensagem
antes de enviá-la, mesmo com a falta de tempo, e, se possível, aplicar o
corretor gramatical.
Dicas
Para aprimorar o português, Rosangela recomenda manter na mesa do escritório uma
gramática moderna, com linguagem acessível, e um dicionário. Embora a internet
ofereça inúmeras ferramentas que permitem a consulta a dicionários, a boa e
velha versão de papel é insubstituível, uma vez que é muito rica em informações
e fornece, junto aos verbetes, dados gramaticais. E tire as dúvidas. "Dúvidas
todos nós temos, o ruim é ficar com elas".
O outro conselho é: leia, reflita e discuta. A leitura é importante, já que
permite a ampliação do leque de palavras do vocabulário. "Ao conhecer mais
palavras, o profissional se comunica melhor". A dica é para que a leitura seja
agradável, o que inclui gibis, revistas e até bulas de remédio. "Fica mais fácil
de absorver as informações".
Quanto às leituras na internet, tome cuidado, uma vez que muitos sites contêm
erros de português. "Prefira sites credenciados", recomenda a professora.
Após a leitura, Rosangela diz que é vital refletir sobre o que leu e, na medida
do possível, discutir com alguém. A atitude favorece a capacidade de interpretar
os textos, o que facilita o uso correto das normas gramaticais. "Gramática é
muito mais interpretação de texto do que regras que precisam ser decoradas".