No ano de 1954, Ray Kroc, um anônimo vendedor de máquinas de milk shakes,
entra numa lanchonete em San Bernardino, Califórnia, EUA, para entregar aos
irmãos McDonald’s, Dick e Mac, duas destas máquinas, e o mundo dos negócios
nunca mais seria o mesmo. Ali começa uma revolução na maneira de fazer negócios,
que se espalharia por todos os continentes nas próximas décadas, criando uma
indústria bilionária.
Para melhor compreensão, é necessário entender o contexto em que se deu este
encontro. Ray Kroc, aos 52 anos, estava vivendo uma péssima fase em seu negócio
de vendas de Multimixers, e ansiava por encontrar novas oportunidades de
negócios. Conheceu, então, os irmãos McDonald’s e percebeu que eles haviam
criado uma lanchonete “diferente”, que fazia enorme sucesso naquela localidade
pela qualidade dos serviços, dos hambúrgueres e na rapidez com que atendiam seus
fregueses.
Ray Kroc logo entendeu que aquele modelo poderia ser expandido com sucesso
para outras localidades, e convenceu os irmãos McDonald’s a lhe vender o direito
de comercializar a marca e as idéias daquele protótipo de lanchonete.
Assim, podemos extrair a primeira lição de sua trajetória de sucesso:
Lição número 1: esteja atento às oportunidades de negóciosAs
dificuldades de Ray Kroc eram enormes, pois ele estava praticamente falido, e
somente uma grande dose de motivação poderia manter seu entusiasmo para levar
avante o projeto de desenvolver a franquia daquele novo tipo de lanchonete.
Lição número 2: capacidade de auto-motivação é uma competência essencial
para o sucessoComo ele não tinha recursos para investir numa cadeia
de lanchonetes, teve de utilizar o sistema de franquia, que nunca fora tentado
antes neste tipo de comércio varejista, portanto, foi uma inovação da parte de
Ray Kroc utilizar esta forma de expansão para os negócios da McDonald’s.
Lição número 3: criatividade e inovação são competências essenciais para
gestão de um negócio de sucessoJohn F. Love, autor do livro
“McDonald’s A verdadeira história do sucesso”, (Editora Bertrand, 1987), nos
apresenta um profundo relato da trajetória desta corporação bilionária desde sua
fundação pelas mãos do lendário Ray Kroc, até a data da publicação do livro,
quando a companhia já contava com 9.300 restaurantes em 42 países, e tinha
servido até aquele ano 55 bilhões de hambúrgueres. A McDonald’s é a maior
compradora de carne bovina dos EUA, e a maior proprietária mundial de imóveis
comerciais. Certamente, hoje estes números são mais impressionantes ainda.
Ao entrevistar diretores da empresa que conviveram com Ray Kroc desde os
primeiros tempos, John Love aponta algumas características do estilo deste
empreendedor que nunca concluiu os estudos, abandonando-os no ensino secundário.
Segundo Fred Turner, à época presidente da companhia, Ray Kroc tinha algumas
características bastante acentuadas, que foram determinantes para o sucesso da
empresa como um todo. Ele tinha uma enorme fé e sonhava com o sucesso da empresa
a longo prazo, chegando a aconselhar aos colaboradores: “concentrem-se em fazer
um bom trabalho e não em ganhar dinheiro, pois, se trabalharem duro e gostarem
de seu trabalho, os problemas de dinheiro se resolverão por si”.
Lição número 4: ter objetivos e acreditar em um sonhoOutra
característica apontada no fundador da McDonald’s era sua enorme capacidade de
se comunicar. Tinha grande carisma, e quando fazia apresentações para grupos de
franqueados, clientes ou funcionários deixava todos entusiasmados com o futuro
da empresa.
Lição número 5: desenvolva uma comunicação eficazPor mais
estranho que possa parecer, Ray Kroc só começou a receber salário da companhia
após sete anos de sua fundação, neste meio tempo vivia precariamente das vendas
de máquinas de milk shakes. No entanto, era um homem bem humorado e passava
sempre um ar de felicidade segundo seus colaboradores.
Lição número 6: conserve o bom humor para manter você e sua equipe
motivados“Se uma corporação tem dois executivos que pensam da mesma
maneira, um deles e desnecessário”. Foi com esta afirmação que Ray Kroc
respondeu a uma pergunta feita por um assistente, durante uma apresentação,
sobre a tolerância às divergências de opiniões na empresa. Uma grande
competência que ele tinha era a capacidade de obter o melhor desempenho possível
das pessoas, bem como fazê-las trabalhar em equipe.
Lição número 7: obtenha o melhor das pessoas e trabalhe em equipe
Uma das maiores dificuldades encontradas na McDonald’s, nos primeiros tempos,
foi conseguir que os novos franqueados mantivessem o mesmo padrão de qualidade
que a lanchonete protótipo, criada para servir de modelo. Haviam muitos
franqueados que não respeitavam as normas e apresentavam padrão de qualidade
inferior. A persistência de Ray Kroc em perseguir aquele padrão de qualidade foi
essencial para o sucesso e tornou-se a marca registrada da empresa.
Lição número 8: seja persistente em seus propósitos, mantenha-se firme
mesmo diante de adversidades, que no fim serão vencidasUm traço
marcante na personalidade de Ray Kroc era sua flexibilidade como ser humano.
Conseguia trabalhar com pessoas diferentes, personalidades diferentes, “humores”
diferentes. Mantinha seu otimismo diante das dificuldades. Convivia com
profissionais cuja personalidade e maneira de ser eram incompatíveis com as
suas, no entanto, sabia suportar estas diferenças, muitas vezes encontrando
formas inusitadas de desabafar, para conseguir manter homens e mulheres
competentes em sua organização.
Lição número 9: seja uma pessoa flexível, para poder conviver com os
opostos em uma organizaçãoFinalmente, gostaria de destacar o
otimismo e a capacidade de defender suas idéias com emoção deste empreendedor,
que conseguia com isto conquistar uma legião de seguidores. Ray Kroc tornou-se
um líder carismático por colocar paixão no seu trabalho.
Lição número 10: desenvolva seu trabalho com otimismo, emoção e paixão,
que assim obterá êxitoO objetivo deste texto não foi contar a
história da McDonald’s, cuja fama dispensa apresentações em todo o mundo, nem
resgatar o nome de seu fundador, Ray Kroc, como um modelo de executivo a ser
seguido por profissionais que buscam o sucesso. Nosso objetivo foi extrair
lições para a gestão de carreira da trajetória fantástica deste homem, que aos
52 anos de idade, em que muitos já estão pensando na aposentadoria, iniciou uma
verdadeira epopéia no mundo dos negócios e transformou uma idéia brilhante em um
negócio bilionário.