Carreira / Emprego - Romances: ambiente de trabalho não está imune; veja como lidar com situação
O "amor está no ar" durante o Valentine's Day, comemoração do
dia dos namorados em alguns países, que acontece nesta quinta-feira (14). E o
ambiente de trabalho não está imune! De acordo com pesquisa realizada nos EUA,
quatro em cada dez profissionais disseram que já saíram com um colega de
trabalho em algum período de suas carreiras.
O estudo, de autoria do site de anúncios de emprego norte-americano
CareerBuilder.com, mostrou ainda que 20% o fizeram mais de duas vezes. Parece
que a prática já não é mais 'tabu' entre as empresas. Outros 29% disseram que se
casaram com a pessoa que se relacionou no trabalho. A pesquisa foi realizada com
6.700 pessoas.
Um dado interessante mostra que 98% acreditam que o romance não interferiu em
nada para que subissem de cargo na empresa.
Hierarquia, idade, gênero...
As pessoas não estão apenas se relacionando com outras do mesmo cargo, já que
27% assumiram que saíram com profissionais de níveis hierárquicos maiores. As
mulheres, por sua vez, o fazem mais que os homens, com 30% e 20%,
respectivamente.
Por faixa etária, é possível perceber que as pessoas com 55 anos ou mais
confirmaram menos que saíram com colegas (34%), enquanto aquelas com idade entre
35 e 44 anos foram as que mais assumiram (44%).
"Sair com um colega de trabalho parece ser mais aceitável nos escritórios
atualmente, com 66% dos trabalhadores que disseram que não precisaram manter o
romance em sigilo", disse Rosemary Haefner, vice-presidente da área de Recursos
Humanos do CareerBuilder.com.
Como começou?
Os romances com os companheiros de trabalho raramente se iniciam no ambiente
corporativo. A pesquisa revela que 10% disseram que foi amor à primeira vista.
Veja abaixo quais foram os locais mais citados:
Local |
Proporção |
Happy Hour |
11% |
No almoço |
11% |
Na hora extra |
10% |
Festa - fora do escritório |
2% |
Fonte: CareerBuilder.com
Dicas
Mesmo com uma maior aceitação, os profissionais que se envolverem em romances no
ambiente de trabalho devem ter muito cuidado. "É importante lembrar de sempre
manter o maior nível de profissionalismo quando sair com um colega de trabalho e
manter qualquer conflito que possa surgir no relacionamento fora do escritório",
disse Rosemay. Veja outras dicas:
- Juras de amor, diminutivos, cumprimentos mais calorosos e outros
carinhos devem ser deixados para os momentos de lazer;
- Usar programas de mensagens instantâneas pelo computador e abusar dos
e-mails para comentar os programas que são feitos fora da empresa também
está fora de cogitação;
- Aos arredores do local de trabalho, o seu profissionalismo ainda deve
estar em prática e em evidência. Imagine um flagrante do seu chefe. Seria
bastante constrangedor;
- Não passe informações confidenciais à pessoa. Fora de um ambiente de
trabalho mais tenso é comum falar mais do que deve, de maneira totalmente
informal;
- Promoções ou mudanças de cargo devem existir apenas por mérito e nada
mais!
|