Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Investimentos / Fundos - FIDC: combinando alternativa de investimento com fonte de financiamento 

Data: 30/05/2007

 
 

Ainda pouco conhecidos dos investidores, os FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) devem ganhar popularidade nos próximos anos. Além do retorno atrativo e baixo risco, esta aplicação é favorecida pela conjuntura de juros em queda, o que deve levar muitos à busca por novas alternativas de investimento.

Se por um lado o produto é recente e seu uso não tão difundido, outro ponto que, de certa forma, dificulta a compreensão do tema é a característica plural do instrumento. Tal situação que, por um lado, beneficia os tomadores, também dificulta a disseminação de informações aos potenciais investidores em função da falta de padronização dos contratos.

Acontece que, constituídos com base em um arcabouço legal bastante flexível, os FIDCs normalmente assumem estruturas bastante diversas, de maneira que podem atender necessidades especificas de diferentes setores, cedentes, incorporando muitos tipos de recebíveis.

Pluralidade
Dentro deste contexto, nos diversos formatos de FIDCs existentes é possível encontrar estruturas envolvendo diferentes combinações de cedentes e sacados, o que dá uma idéia da grande flexibilidade do produto e revela, segundo a Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro), as "quase infinitas possibilidades de criação de novas estruturas".

Em todo caso, apesar da pluralidade, alguns tipos de FIDCs merecem ser destacados. No corte por objetivo do fundo, é possível mencionar aqueles cuja finalidade do emissor é obter financiamento, financiar seus fornecedores ou seus clientes ou ainda otimizar a gestão do fluxo de caixa.

FIDC como fonte de financiamento
Empresas de diversos setores como industrial, comercial e serviços podem securitizar sua carteira de recebíveis a fim de, por exemplo, abater dívidas, buscar uma estrutura ótima de capital ou ainda financiar seu capital de giro.

Um das conseqüências deste cenário é que, à medida que as empresas descobrem esta forma de captar recursos, é natural que a preocupação com a qualidade da carteira de recebíveis aumente.

Financiar fornecedores
Um FIDC também pode ser estruturado com a finalidade de financiar fornecedores ou clientes. Neste caso, uma grande empresa ou um grupo de empresas cria um fundo baseado nos créditos que estes têm contra elas.

Finalmente, um FIDC pode ser estruturado por grupos de empresas com a finalidade de centralizar a gestão do caixa. Desta forma, empresas com deficiência de caixa vendem seus recebíveis para fundo a um custo menor que o do sistema bancário, enquanto as superavitárias aplicam seus recursos a uma taxa mais atrativa do que a que obteria no mercado financeiro



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Investimentos / FundosInvestimento consciente: saiba para onde vai o seu dinheiro
Investimentos / FundosFundo ou clube de investimento: quando escolher entre um ou outro?
AposentadoriaBenefícios: conheça os documentos exigidos para a aposentadoria por invalidez
Finanças pessoaisSuas finanças: longevidade do brasileiro exige disciplina e planejamento
VendasSaiba como lidar com o acompanhante do cliente
Turismo / ViagensMeios de pagamento no exterior: opções e dicas para não ter problemas na viagem
Carreira / EmpregoMitos e verdades: veja a validade de expressões utilizadas no trabalho
Carreira / EmpregoO que fazer quando profissional já esteve no topo e hoje precisa acatar ordens
Carro / VeículoManutenção do carro consome 7% dos ganhos. Veja como economizar
Empréstimo / FinanciamentoCrédito Solidário: baixa renda terá até 2 anos para construir casa própria