Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Empréstimo / Financiamento - Financiamento de carro: quais as alternativas para quem não consegue pagar? 

Data: 20/03/2009

 
 

Antes da crise, com juros em baixa e prazos longos, estava mais fácil comprar um veículo por meio de financiamento. Porém, a situação se complicou para alguns brasileiros, devido à nova situação global. Quais seriam as alternativas para esses consumidores, que não conseguem arcar com a dívida do carro?

De acordo com o Idec (Instituto de Defesa dos Consumidores), a melhor saída, quando não se consegue arcar com o financiamento do carro, é tentar vendê-lo para alguém que tenha condições de assumir o débito, o que nem sempre é fácil. Outras alternativas são tentar renegociar com a financeira ou devolver o bem amigavelmente.

"Embora a empresa credora não tenha obrigação legal de aceitar as propostas, geralmente concorda em fazer algum acordo. Vale lembrar que, nessas situações, as empresas não devolvem o dinheiro já pago", orientou o Idec, na edição de março de sua revista.

Qual alternativa escolher?
Avaliar a situação financeira é o primeiro passo para saber o que fazer, quando não está conseguindo arcar com o financiamento do automóvel. Isso porque, se houver a possibilidade de recuperação ou estabilização do orçamento, é indicado renegociar, sempre lembrando que o crédito fica mais caro se o valor das parcelas forem diminuídos.

Por outro lado, se o consumidor perceber que não conseguirá colocar as parcelas em dia, pode devolver o bem. Ele irá a leilão e o valor arrecadado será abatido da dívida que tem com o banco. De acordo com o assessor jurídico do Idec, Marcos Diegues, a vantagem disso é um desconto no valor das prestações a vencer.

"Se as parcelas são pagas antecipadamente, deve haver abatimento proporcional de juros, conforme garante o artigo 53 do CDC [Código de Defesa do Consumidor]", afirmou o assessor jurídico.

Para devolver o bem, ele orientou ao consumidor que entre em contato com a financeira e, caso a proposta seja aceita, é preciso tomar cuidado para que o acordo seja escrito, contendo a descrição do bem e as condições do contrato.

Tomada do bem
Em financiamentos de automóveis, é comum que exista a alienação fiduciária, em que o bem é garantia de pagamento. Dessa forma, em caso de inadimplência, a financeira pode tomar o carro a partir do primeiro dia de atraso, se ela quiser. Depois disso, o carro vai a leilão e abate o valor da dívida.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Plano de NegóciosOrganização pessoal: quando o homem empaca
Currículo (curriculum)10 dicas para deixar o currículo atualizado
Finanças pessoaisTempo: Quanto tempo você tem destinado às suas finanças?
Impostos / TributosParto do filho: quando casal declara em separado, quem deduz despesas?
Plano de NegóciosPlano de Negócios para Incubadoras: A Experiência da Rede Paulista de Incubadoras de Empresas
Carreira / EmpregoCriatividade: fundamental no ambiente de trabalho, mas como mantê-la?
ImóveisSaiba escolher a imobiliária ao alugar ou comprar um imóvel
Carreira / EmpregoMais que talentos, empresas agora querem profissionais "top talent", diz consultora
Salário e negociação na carreiraComo conseguir um aumento do chefe
SegurosQual o destino do veículo sinistrado com indenização integral?