Grande parte dos profissionais já passou por alguma situação incômoda no
ambiente de trabalho e é neste momento que surgem as dúvidas: será que devo
reclamar? Com quem devo conversar?
Segundo a diretora- executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de
Almeida, antes de fazer a reclamação, a pessoa deve analisar a cultura
organizacional, pois há lugares que aceitam este tipo de atitude, mas outros
podem não gostar e até mesmo chegar ao extremo de demitir o funcionário,
conforme a seriedade do assunto.
As organizações que não permitem o diálogo entre funcionários e diretoria correm
o risco de ter uma equipe que produz menos, uma vez que os profissionais ficam
desmotivados.
Com quem reclamar
A forma mais correta de fazer a reclamação é se dirigindo ao foco do problema.
Nada melhor do que conversar diretamente com o chefe ou colega que tenha feito
algo que incomodou e tentar encontrar uma solução.
Lembre-se de não falar sobre o assunto com outros colaboradores. Desta forma,
evitará fofoca e futuros desentendimentos no ambiente de trabalho. "A
transparência é uma das principais características de um profissional. Ele é
avaliado pela transparência e pela maturidade", afirma Izabel.
Caso a reclamação for sobre benefícios, folha de pagamento, férias, entre outras
coisas, o mais indicado é resolver no setor de recursos humanos da empresa. As
pessoas ainda podem contar com outro canal de comunicação, a intranet, que deve
ser sigilosa e confiável.
Como fazer de maneira correta
O profissional, antes de reclamar, deve analisar primeiramente se o motivo tem
fundamento. Caso contrário, a pessoa será avaliada como imatura. A reclamação
deve ser feita com tranquilidade e calma, após a reflexão sobre se valerá a pena
ou não ser feita.
Uma dica da diretora-executiva da Ricardo Xavier é levar alguma sugestão de
melhoria para resolver o conflito para a pessoa que irá conversar com você.
Mas antes de sair por aí reclamando, não se esqueça que isto deve ser feito de
maneira ética e que não seja prejudicial a ninguém.
"As empresas e as pessoas estão cada vez mais interessadas em resolver problemas
da maneira mais ética possível, assim como os relacionamentos que devem ser
conduzidos pela ética", explica.