Muita gente não liga, mas o comportamento de um candidato nas etapas não
presenciais de um processo seletivo pode ser decisivo para a eliminação ou não
do mesmo.
Isso porque, segundo adverte a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo
Xavier Recursos Humanos, Cláudia Callé, este primeiro contato é uma das
principais fases do processo.
“Se o primeiro contato não for bom, provavelmente a pessoa não será chamada para
outras etapas. Essa é uma fase importante, na qual o candidato deve criar
empatia com o entrevistador e não deve de forma alguma ser encarada de maneira
banal”, diz.
O que fazer?
Ainda na opinião da consultora, em um contato por telefone, por exemplo, o
candidato deve atender o recrutador com atenção e deixar transparecer o seu
interesse pela oportunidade oferecida.
Além disso, é importante atender o interlocutor de maneira tranquila e responder
com informações verdadeiras a todas as perguntas.
“Se a pessoa não tiver condições de falar no momento, se estiver na rua, no
trabalho ou com amigos, por exemplo, é melhor pedir para que o entrevistador
ligue em outro horário”, explica o gerente da Foco Talentos, Gustavo Nascimento.
O que elimina?
De acordo com Nascimento, as etapas não presenciais de um processo seletivo
podem ser dividas em dois grupos. O primeiro seria direcionado à seleção de
estudantes ou recém-formados para grandes processos de programas de estágio e
trainee, com a finalidade de fazer uma triagem dos candidatos por meio de testes
on-line.
O segundo, que conta com a pré-entrevista por telefone, skype ou e-mail, é mais
voltado para a seleção de vagas pontuais e tem como objetivo checar as
informações colocadas no currículo, além de verificar se o candidato atende aos
requisitos mínimos para a vaga.
Por isso, dizem os especialistas, é importante que o candidato não cometa erros
de português, não fale de maneira extremamente informal, não se demonstre
desmotivado e evite, inclusive, deixar no telefone mensagens engraçadas, ou
mesmo, deixá-lo sempre desligado.
“A pessoa tem de lembrar que ela deu aquele número para um processo seletivo,
portanto ela deve evitar mensagens engraçadinhas e mesmo atender o telefone de
forma mais informal”, diz o gerente.