Veja os 10 erros mais freqüentes que devem ser evitados nessa relação
A relação com o chefe ou superiores merece atenção especial. Objetivos, metas
e novos projetos devem ser tratados com prioridade. Algumas vezes, porém, a
intimidade com o gestor dá liberdade para o funcionário exagerar no tratamento,
nas maneiras de se expressar, brincadeiras e atitudes impulsivas. Muitas vezes
essas coisas ultrapassam a barreira e o limite entre chefe e funcionário.
Mentir"Quando o funcionário mente, o risco do chefe
descobrir pode ser fatal. Atitudes como esta geram quebra de confiança. Além
disso, a mentira é sinal de falta de profissionalismo. Falar que vai fazer
alguma coisa e fazer o contrário ou mesmo dizer que vai a algum lugar e ir para
outro, são mentiras que mancham a imagem tornando-a irrecuperável. A depender da
gravidade da mentira isso pode até gerar demissão".
Augusto Costa, Diretor Geral da Manpower - Soluções em Recursos Humanos.
Deixar de emitir opinião"Opiniões que agreguem valor ao que
está sendo discutido são importantes para a construção de idéias bem-sucedidas.
É preciso, porém, saber o momento certo de emitir uma opinião ou discordar do
que o chefe fala. Ao mesmo tempo em que é importante expor seu ponto de vista,
deve-se analisar o momento certo de argumentar. Em alguns casos, pode ser mais
útil pedir um horário individual para emitir sua opinião ao chefe. Habilidade
para falar e sensibilidade para acertar o momento são importantes".
Fernando Figueiredo, vice-presidente da Basf.
Esquecer dos limites"O funcionário precisa saber que há
limites no relacionamento com o chefe e que esse limite não deve ser
ultrapassado com comentários excessivos ou brincadeiras de mau gosto. Alguns
chefes dão abertura para uma relação mais próxima, mas saber até que ponto ir é
fundamental para o funcionário. O chefe pode ser próximo, acessível e conversar
com todos, mas ele ainda é o chefe. Entender a relação é uma questão de postura
profissional no trabalho".
Fabíola Stetter, coordenadora de seleção da Luandre Consultoria em
Recursos Humanos.
Não cumprir prazos"Prometer algo e não cumprir é sinal de
desorganização e desrespeito com os colegas e com o chefe. Tal comportamento
também revela falta de comprometimento do funcionário com o trabalho. Se você
marcou um compromisso, cumpra. Caso não seja possível entregar uma tarefa no
prazo tente negociá-lo com antecedência e não deixe nada para a última hora".
Benedito Rodrigues Pontes, coordenador e professor do curso de
pós-graduação em Recursos Humanos da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado).
Aceitar tudo sem questionar"Aceitar tudo o que é dito pelo
chefe e não contestar é errado. Isso serve tanto para ações, erros de
planejamento e de organização, quanto para atitudes comportamentais e de
trabalho consideradas grosseiras. Muitas vezes, as ações podem gerar
conseqüências negativas. 'Engolir todos os sapos' e não falar sobre algo que te
ofendeu, por exemplo, é ruim para os dois lados. Quando o clima está tenso, é
sinal de que daí para frente a conversa deixará de ser produtiva, portanto,
aguarde o momento adequado para falar o que pensa. Isso mostra maturidade e
contribui para o crescimento profissional tanto do chefe como do subordinado".
Luciene Villa Maia, professora de Psicologia da Uniube (Universidade de
Uberaba) e consultora de Recursos Humanos.
Ser pessimista"O funcionário que não enxerga as
oportunidades de trabalho e o lado bom das coisas já começa um projeto sem
motivação e, conseqüentemente, não terá razões para apresentar bom resultado.
Quem é pessimista também tende a 'contaminar' os outros, além de colocar
inúmeros empecilhos para o andamento dos projetos. Inevitavelmente, o pessimista
cria um ciclo de fracasso em torno de si. Ele reclama de tudo. Logo, não
receberá oportunidades do chefe que o indicará para trabalhos menos criativos.
Assim, não restará alternativa a não ser continuar a reclamar do sucesso dos
outros e de sua estagnação".
Danilo Castro, gerente da divisão de banking e financial service e
mercado financeiro da Page Personnel, unidade de negócios da Michael Page.
Faltar e não avisar"Faltar no trabalho sem avisar mancha sua imagem
profissional, além de prejudicar os colegas. Caso haja trabalho a ser feito,
certamente ele não ficará a esperar por você, recairá sobre um companheiro de
trabalho que pode estar atribulado com as próprias tarefas. Isso significa que
você deve ter responsabilidade e que vida pessoal não deve invadir a
profissional. Portanto, avise seu chefe quando tiver algo para resolver no
horário de expediente e evite transtornos".
Benedito Rodrigues Pontes, coordenador e professor do curso de
pós-graduação em Recursos Humanos da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado).
Desrespeitar a hierarquia"Hoje, as empresas são fortemente
hierarquizadas. Os funcionários devem atentar para essas posições e fazer do
respeito por essas regras uma atividade diária. Passar por cima e não respeitar
a hierarquia são faltas graves. Os cargos existem para serem respeitados. Sem
esta postura, criam-se problemas na vida profissional e o funcionário
desrespeitoso acaba mal visto, pois busca informações em outros setores e com
outras pessoas que não seus superiores. Se existe hierarquia, respeite-a".
Celso Luiz Dutra, superintendente de atendimento da grande São Paulo do
CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Ser impulsivo"Antes de negar um pedido da chefia, o
funcionário deve ponderar a tarefa para qual é designado. Por mais que esteja
ocupado e com uma demanda grande de trabalho, é necessário analisar as
possibilidades ou alternativas para a situação, além de saber como se expressar
para não ter uma atitude impulsiva e negativa. Isso vale tanto para novos
projetos e produtos quanto para atividades corriqueiras. É nessa hora que o
funcionário deve mostrar que sabe negociar prazos e tarefas, no caso de resposta
negativa é preciso ter embasamento na hora da explicação. Portanto, pare, pense
e depois aja".
Carla Esteves, gerente de programas de estágios e trainee da Cia de
Talentos.
Querer subir rápido de cargo"O jovem normalmente quer aprender tudo de
uma vez e isso leva tempo. Não adianta achar que vai captar tudo o que precisa
aprender de uma hora para a outra. É um erro grave ser novo na empresa ou na
função e achar que já pode pleitear uma vaga ao lado da chefia. Conquistar um
cargo de liderança faz parte de um processo de aprendizagem que deve ser
respeitado. A ansiedade deve ser administrada, isso é ter maturidade
profissional".
Celso Luiz Dutra, superintendente de atendimento da grande São Paulo do
CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).