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Negócios / Empreendedorismo - Suba na hierarquia de seu cliente 

Data: 30/05/2007

 
 

Imagine esta situação: você, pequena empresa, se esforça para homologar um produto com um cliente importante, e depois de muito trabalho consegue pedidos regulares e de bom tamanho deste cliente. Seu relacionamento com o pessoal de compras é ótimo, e não tem problemas de qualidade com seu material. De repente, os pedidos param de chegar e você fica sabendo que o fornecedor foi trocado por ordem de um gerente ou diretor da empresa.

O que aconteceu? Provavelmente você se esqueceu de manter um bom relacionamento com os níveis mais altos na hierarquia de seu cliente. Claro que é muito importante estabelecer contatos fortes no nível operacional, porque estes acabam tendo muita influência nos processos de compra, mas lembre-se que muitas vezes a decisão vem de cima e pode ser motivada por fatores políticos. Não se trata de “puxar o saco”, e sim de ter presença em todos os níveis mostrando que sua empresa pode suprir as necessidades do fornecedor em todos os aspectos.

A seguir cito alguns e comento formas de reverter a situação.

  • Você tenta um contato com um gerente ou diretor para falar sobre seu produto e é relegado aos níveis mais baixos. Procure uma forma de mostrar como seu produto pode fazer diferença nos objetivos do cliente, e tente o acesso ao executivo com este argumento. Mostre que possui um conhecimento profundo sobre a indústria na qual estão atuando e que pode ter uma conversa a nível estratégico sobre as possibilidades deste relacionamento cliente-fornecedor.
  • Seu forte contato em um cliente saiu da empresa ou mudou de função e já não tem influência na tomada de decisão da compra de seus produtos. Diversifique seus contatos e conheça detalhadamente a estrutura hierárquica de seu cliente, para não ser pego de surpresa com uma mudança crucial.
  • Sua concorrência tem acesso a executivos importantes, e você não. Preocupe-se, e muito. Isto pode ser um diferencial importantíssimo, e você precisa desenvolver os mesmos contatos rapidamente para neutralizar ações do concorrente.
  • Você acreditou na frase “Eu tomo a decisão final” do comprador, e agora percebeu que não era verdade. Talvez aquele pedido já tenha sido perdido, mas como ação preventiva, tente estabelecer contatos com níveis hierárquicos mais altos para influenciar decisões futuras. Lembre-se que dificilmente o comprador é quem tem a decisão final.
  • Você tem acesso ao executivo que toma as decisões finais de compra, mas não consegue convencê-lo de comprar de você. Talvez você esteja vendendo seu produto, o que é errado. Você tem que vender o VALOR que seu produto tem para o cliente. Pesquise mais sobre seu cliente e seu negócio para mudar o posicionamento.

Para criar um bom relacionamento com os executivos de seu cliente, ter boas habilidades de relacionamento pessoal é somente um requerimento básico. Você deve entender a forma de pensar destes conatos (mais estratégica do que operacional) e entender suas necessidades de curto, médio e longo prazos. Sua credibilidade também é um fator chave para obter a atenção dos executivos, portanto não tropece em seu trabalho com o cliente. Finalmente, quem faz o contato pode ser o dono da empresa, um dos executivos ou até um vendedor, desde que tenha a autoridade necessária para negociar e decidir de imediato. O executivo não pode ouvir “aguarde que preciso da aprovação de meu chefe”, ou imediatamente jogará sua empresa novamente para o nível operacional.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :