Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Vida profissional: tomar decisões vai além de escolha entre alternativas 

Data: 15/07/2008

 
 

O processo de decisão é muito mais do que uma simples escolha entre alternativas. Segundo o consultor em desenvolvimento organizacional do IDORT-SP, Carlos Alberto Pescada, muito mais complexo, esse processo pode ser dividido em etapas, que começam com a identificação do problema e os critérios de decisão.

"Depois, é necessário desenvolver, analisar e selecionar uma alternativa que pode resolver o problema. Em seguida, implementar a alternativa e, por fim, fazer uma avaliação da eficácia da decisão". A metodologia a ser usada no processo de decisão pode ser considerada tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Existe realmente um problema?
Antes de enlouquecer por causa de uma determinada situação, é preciso identificar onde está o problema. "Deve-se fazer uma comparação entre o estado atual e algum padrão - que pode ser o desempenho anterior, decisões tomadas por outras áreas da organização ou fora dela - para fato semelhante".

Identifique se há pressão com relação a prazos, expectativas da diretoria ou financeira. Busque critérios de avaliação e o peso de cada um deles. "Eles devem sofrer uma classificação de importância. A sugestão é atribuir peso 10 para o critério mais importante e, então, determinar os pesos dos restantes de acordo com este padrão".

Como desenvolver alternativas?
Na resposta para essa pergunta, Pescada disse que o profissional deve listar somente as viáveis, sem fazer nenhum tipo de avaliação. Na etapa de análise de cada uma delas, pontos fortes e fracos se tornam evidentes quando usados os critérios pré-estabelecidos. A melhor nota final indica a tomada de decisão.

"A implementação da alternativa mais viável requer um passo importante, pois é o momento de colocar a decisão em prática. Esse processo inclui transmitir a decisão a todos os afetados por ela e também buscar o comprometimento dos envolvidos nela", afirmou.

Se, mesmo depois de tudo isso, você não conseguir ter sucesso, o melhor é retornar todo o processo e analisar onde foi que errou!



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infopessoal
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosProcurações: Para efetuar matrícula em estabelecimento de ensino
Ações / Bolsa de ValoresSwing trader ou scalper? Conheça as principais diferenças entre eles
LeisCódigo Penal ? Parte Especial »»» Título I - Dos crimes contra a pessoa »»» Capítulo VI Dos crimes contra a liberdade individual
Negócios / EmpreendedorismoE-mail: ferramenta é eficiente, mas não substitui contato pessoal
Carreira / EmpregoEspecialistas apontam erros comuns do trainee e indicam como ele pode se dar bem
Investimentos / FundosGestão: Não deixe o medo atrapalhar sua estratégia de investimento
Modelos de documentosProcuração para Caixeiro-viajante
Carreira / EmpregoPsicólogo sem terapia: qual a função do coach?
SaúdeDicas de Saúde para o nariz e seios paranasais
FilhosSer é ter? Identifique quais conceitos têm impressionado o seu filho no dia-a-dia