Como um profissional deve se comportar no dia-a-dia? O que ele precisa fazer
e dizer, sem deixar de ser ético? A resposta parece óbvia, mas, frente à
competitividade que contaminou o mercado de trabalho e a cobrança cada vez mais
intensa das empresas, a ética acabou ficando de lado.
No entanto, quando a sinceridade e a transparência permeiam uma relação de
trabalho, as chances de sucesso do profissional dentro da corporação são mais
altas. Então, para começar, a primeira dica da consultora comportamental Suyen
Miranda é: seja honesto em todas as situações, mesmo quando possa ser bem
difícil.
Outra recomendação é nunca fazer algo que você não possa assumir em público. O
velho ditado "a mentira tem perna curta" certamente já se mostrou real para
você. "Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.
Requer coragem, e os benefícios serão sentidos por quem realmente o estima, e,
principalmente, na consciência tranqüila", garante a especialista no assunto.
Flexibilidade
Seja humilde, tolerante e flexível também, sem esquecer que isso não implica
ser subestimado. É importante ouvir o próximo, aprender com as pessoas, sem
pré-julgamentos. E evite criticar os outros, independentemente se for um colega,
um cliente, seu chefe ou algum parente. "Se for necessário criticar alguém,
critique a pessoa diretamente, de forma discreta", aconselha Suyen.
Além disso, sempre dê o crédito a quem merece. "Quem se apropria do mérito
alheio, cedo ou tarde, terá que se retratar. Pessoas éticas jamais esquecem de
episódios tristes como esse, por isso sempre irão se lembrar desse deslize, por
mais que digam que a memória das pessoas é curta."
Mais uma dica valiosa é: dê apoio aos colegas e clientes. "Escutar o outro surte
efeitos incríveis à relação. Mas mantenha discrição do que foi dito, por mais
palpitante que seja", diz a consultora comportamental. É necessário sublinhar
também que, talvez, amanhã, você precise de ajuda, tanto em âmbito pessoal
quanto profissional.
Atitudes pontuais
Não mexa nos pertences dos colegas, mesmo que esteja na mesa dele um
relatório ou documento importante que você está procurando. A privacidade deve
ser respeitada. Da mesma maneira, quando pegar algo emprestado, devolva.
"Agradecer favores por escrito é bem bacana", afirma Suyen.
Se você ganhar um presente e sentir que ele tem mais do que simples camaradagem
e carinho, fique atento, uma vez que as empresas costumam ter regras quanto a
presentes, definindo um preço máximo. Caso o presente signifique algum tipo de
coação, converse com seu superior, com o intuito de escolher uma estratégia
eficiente de devolução.
Se o presente for de cunho pessoal, por sua vez, analise bem o que irá custar
aceitar o "presente". Dependendo de sua conclusão, o melhor é recusar com
veemência, mas sem deixar de ser elegante e coerente.
Por fim, aprenda que a pontualidade vale ouro. "Quem atrasa e não avisa as
pessoas que estiverem esperando acaba sendo considerado indigno de confiança, o
que costuma gerar perda de oportunidades", completa a consultora comportamental.