Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Vendas - Gerente de Vendas  

Data: 02/11/2007

 
 

Promover vendedores de sucesso à gerente de vendas pressupõe que este também será bem sucedido na nova função? Esta pergunta é extremamente importante e se fez necessário sua discussão, pois quem a fez sentiu na pele uma nomeação desastrosa. É, desastrosa! Nomear um gerente de vendas não quer dizer promover seu melhor vendedor e pronto, resultados garantidos.  Se fosse assim seria muito fácil e no caso citado o nosso lojista simplesmente perdeu seu melhor vendedor, o gerente e parte da equipe. Explico:

VENDEDOR: o nomeado para nova função e responsabilidades perdeu o foco em vendas individual e ao tentar montar sua equipe simplesmente delegou as tarefas achando que era o suficiente;

GERENTE: não se faz um bom gerente de vendas da noite para o dia e entre outras coisas ele deve entender de planejamento, análise de resultados, compras, pessoas e trabalhar sob pressão. Neste caso o nomeado era bom de vendas individualmente, mas a necessidade de cumprir metas globais e a pressão dos outros ‘colegas’ deixou-o vulnerável e não teve habilidade para superar isso;

EQUIPE: a nomeação interna de gerente sempre gera insatisfações de parte do grupo que normalmente forma blocos de oposição e desarticulam a equipe e alguns ‘colegas’ ficam instáveis por medo de perder o emprego já que não pertenciam ao grupo do novo gerente, etc. isso traz resultados insatisfatórios e ambiente conflitante.

Como podemos ver, a situação é mais complicada do que se imagina e se costuma resolver. Devemos tratar deste assunto com muita seriedade e com critérios bem definidos, afinal, quais as principais atribuições de um gerente de vendas; quais as habilidades técnicas e complementares; qual o perfil ideal?

Insisto que é necessária uma boa preparação de ambas as partes, ou seja, os possíveis nomeados devem saber o que a empresa pensa e deseja e esta o que os eleitos querem, pois é uma decisão que trata de futuro e será melhor conhecer os interesses de cada um para que se possa identificar a melhor opção suas habilidades e as deficiências e que se faça um planejamento de capacitação e integração. Se agirmos pensando em resultado imediato, poderemos ter que refazer o trabalho e pagar com o prejuízo da tentativa.
 



 
Referência: artigos.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :