1. Saiba o que você quer atingir antes de começar a gastar. Somente
14% das empresas do Brasil têm um plano de negócios por escrito. Se você
considerar que um plano de negócios é o precursor de um plano de marketing, com
certeza menos de 14% das empresas brasileiras reservam uma porcentagem das suas
vendas para fazer marketing. Ou seja, existe uma grande oportunidade para você.
Se os seus competidores não pensam em marketing, é a sua chance de ser
diferente.
Mas antes que você gaste qualquer centavo em propaganda, folhetos, eventos, mala
direta etc., você PRECISA TER UM plano de marketing. Você pode até conseguir
boas negociações com revistas para publicar anúncios, mas se você não tiver um
objetivo e um plano de marketing CLARO, você estará jogando dinheiro na lata de
lixo.
2. Saiba quem são os seus clientes. Se você vai começar uma empresa,
comece a empresa sabendo QUEM SERÃO os seus clientes. Se você já tem uma
empresa, CRIE o banco de dados de clientes da empresa e crie AÇÕES focadas nesse
banco de dados.
3. Saiba que você não pode vender tudo para todos e fazer tudo para todos.
Cada novo produto, cada novo serviço, cada novo mercado requer recursos.
Recursos humanos, financeiros, marketing, logística, relacionamentos. É
impossível fazer tudo com EXCELÊNCIA. Faça escolhas!
4. Saiba que você precisa tratar os seus funcionários como clientes.
Qualquer funcionário insatisfeito pode trazer graves danos para a empresa e para
a satisfação dos seus clientes.
5. Saiba que não vale a pena manter todos os clientes. Algumas vezes é
preciso despedir clientes. Tem cliente que é muito caro para uma empresa servir
da maneira que o cliente gostaria de ser servido. De novo, você não ser tudo
para todos.
6. Saiba que é cinco vezes mais caro conquistar um novo cliente do que
mantê-lo. Retenção de Clientes é uma questão de sobrevivência. Use o seu
sucesso com os atuais clientes para atrair novos clientes. Mantenha o seu foco
na felicidade dos seus atuais clientes, faça-os se sentirem amados e queridos o
tempo todo.
7. Saiba que você não precisa correr tão depressa para tomar decisões. Se
você não tiver um plano, não faça. E não venha com essa conversa fiada que
precisa ser feito. Sem plano, sem objetivos, sem maneiras de medir, NADA FEITO!
8. Saiba que você não pode abandonar o marketing tão cedo. Nós vivemos em
um mundo inundado de propaganda. Às vezes leva um certo tempo para o seu cliente
notar o que você está fazendo. Não desista logo no início. Faça o Plano sabendo
que será necessário um certo tempo para conquistar um cliente.
9. Saiba que você vai errar muito ao longo do caminho. Não tem problema,
o importante é entender o que foi feito de errado, aprender com o erro e não
fazer de novo.