Vendas - Metas de Vendas e Rentabilidade
Parte integrante da rotina de todos que atuam em atividades comerciais, as
metas, há algum tempo, ganharam o status de ferramenta de gestão utilizadas em
todos os setores organizacionais. Indispensáveis ao planejamento e às avaliações
de desempenho, são utilizadas, constantemente, como parâmetro para definição de
remuneração variável, bonificações e premiações. Terror de vendedores pelo mundo
afora que esperam ansiosamente seu anúncio periódico e os seus efeitos, muitas
vezes devastadores, sobre seus rendimentos.
Os profissionais de venda, invariavelmente, são alijados do processo de decisão
relacionado à definição de metas, normalmente sob responsabilidade dos degraus
hierárquicos mais altos. Diretores de marketing, gerentes comerciais, ou quando
muito, supervisores de venda definem em canetadas, metas de vendas. A distância
entre os profissionais verdadeiramente de campo e o poder decisório gera
distorções e metas superdimensionadas.
Tradicionalmente, a remuneração da equipe de vendas era formada basicamente da
soma de um salário fixo com o comissionamento percentual sobre o volume
financeiro gerado. Como um nivelador de rendimentos, recompensando o
profissional pelo seus esforços, desprezando o potencial de vendas do setor
geográfico, surge como grande novidade, a premiação atrelada a percentual de
atingimento de objetivos.
A pretensa medida niveladora trouxe outras conseqüências. As metas,
anteriormente instrumentos de avaliação e orientação dos profissionais de
vendas, tornaram-se instrumentos de achatamento salarial. Metas superiores com
massa salarial inferior. Derivada direta. Manipulados os objetivos e “voilá”:
desonera-se a folha de pagamento. Qualquer análise simples demonstraria o acerto
da estratégia. As vendas, impulsionadas por metas desafiadoras, tenderiam ao
crescimento, e os custos mostrariam-se decrescentes. Uma cartada de mestre, não
é verdade? Não, não é verdade.
Como já foi dito, uma análise simples levaria a essa conclusão. Mas,
infelizmente, nem sempre análises simples são acertadas, completas. Alguns
aspectos da equação foram e continuam sendo desconsiderados.
As metas superdimensionadas prejudicam diretamente a metodologia de vendas. Com
a proximidade do fim do mês, todos os vendedores acompanham mais detalhadamente
suas tendências de fechamento, sempre inferiores às metas. No afã de atingir
seus objetivos, buscam nos últimos dias um aumento de volume, vendas acima da
demanda do mercado. As conseqüências de vendas acima da demanda? Clientes com
estoques superiores ao seu giro habitual e desequilíbrio de forças no momento da
negociação.
Tal como os vendedores, os profissionais de compra buscam aperfeiçoamento
profissional, e estudam o comportamento dos seus fornecedores habituais. O
movimento de pressão no fim do ciclo de vendas é conhecido por estes
profissionais. Cientes da importância de sua operação para os vendedores,
sentem-se mais seguros e sentam-se à mesa de negociação ansiosos por, diante das
circunstâncias, alcançar condições comerciais mais vantajosas. A urgência do
fechamento fica nos ombros dos vendedores, pressionando-os a fazer concessões.
Bonificações, descontos financeiros, alongamento de prazos de pagamento, todas
as armas são utilizadas para concretizar a antecipação ou aumento de uma venda.
As concessões dos vendedores em negociação de fim de ciclos de vendas, além de
causar uma diminuição direta na rentabilidade das empresas, tem outro efeito
colateral perverso. Ao término de um ciclo de vendas, segue-se o início de outro
ciclo, seriamente afetado pelo grande estoque no mercado. A espera pelo giro do
estoque, gera uma queda nas vendas no início e uma conseqüente pressão no fim do
período, criando um ciclo vicioso.
Os resultados e os itens de avaliação de performance dos setores comerciais são
intensamente afetados pelo ciclo vicioso de antecipação de vendas. Os preços e o
prazos médios situam-se sempre aquém do possível, o relacionamento entre o
vendedor e seus pares deterioram-se em virtude das pressões exercidas e
finalmente, mas não menos importante, introduz-se no mercado a certeza de que no
momento certo, todas as barganhas serão possíveis.
Metas de vendas superdimensionadas afetam negativamente a rentabilidade da
empresa, a geração de caixa, diminuem a remuneração dos acionistas, dos
profissionais de vendas, dificultam a atração e retenção de talentos, e arranham
a imagem da empresa junto a seus clientes. Um preço muito alto a se pagar por
aumento de faturamento.
A saída desta cilada passa obrigatoriamente por uma aproximação dos dirigentes
com o campo, com a ascensão de profissionais de campo a cargos estratégicos e
com uma visão mais abrangente de todos os funcionários envolvidos nos processos
decisórios.
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