Carreira / Emprego - Atenda bem ao telefone e os resultados virão
O ato de falar ao telefone parece ser algo muito simples se considerarmos que
para comunicar algo basta abrir a boca e começar a falar. No entanto, se
pensarmos na comunicação como uma forma de gerar entendimento, é importante que
tomemos cuidados, principalmente quando ela ocorrer por meio do telefone. A
seguir, veja algumas dicas para uma comunicação pelo telefone eficaz.
» Tom adequado – Há muitos anos, para nos comunicarmos por telefone, era
preciso falar mais alto. Hoje, no entanto, os aparelhos são mais sensíveis e
tecnologicamente avançados. Sendo assim, não há necessidade de gritar. Devemos
falar num tom conversacional, nem muito alto, nem muito baixo, e, tanto na
primeira situação como na segunda, corremos o risco de ter de repetir as
palavras, pois provavelmente o cliente não irá entender nossa mensagem.
» Ritmo – Ao falar muito rápido a comunicação pode ser prejudicada,
principalmente quando se trata de informar números e nomes. Por isso, a
importância de conversarmos pausadamente, sem pressa. Isso não significa falar
em marcha lenta, pois pode parecer falta de entusiasmo, desinteresse e tornar a
conversa enfadonha. O correto é adequar nossa fala ao ritmo do cliente, que é
possível de ser identificado logo nas primeiras palavras trocadas.
» Entonação – Todo mundo gosta de falar com pessoas, e não com máquinas.
Através de entonações variadas as palavras ganham uma carga de emoção diferente
e são passadas para o cliente com a mesma proporção ao serem pronunciadas.
» Dicção – Conta-se que Demóstenes, filósofo grego, possuía muita
facilidade para escrever, porém tinha uma dificuldade muito grande para falar
devido a um problema de dicção. Para corrigi-lo, uma das formas usadas era
encher a boca de seixos (pedrinhas lisas e arredondadas) e diante das ondas do
mar fazer seus discursos.
Hoje, com a quantidade de fonoaudiólogos à nossa disposição a solução ficou mais
fácil de ser alcançada. Dessa forma, língua presa, voz infantil, gagueira e voz
rouca são problemas fáceis de serem corrigidos. Também é importante evitar falar
ao telefone e comer, mascar chiclete, fumar, etc.
» Uso das palavras corretas – No ato comunicativo a compreensão será
melhor se usarmos corretamente os termos e palavras de entendimento do
interlocutor. Devemos evitar o uso de siglas, termos técnicos, códigos, palavras
estrangeiras ou termos ligado à estrutura e contexto da nossa empresa e que não
são de conhecimento do cliente.
» Evite interromper – Se duas pessoas falarem ao mesmo tempo,
provavelmente, uma não deverá compreender o que a outra diz. Por isso, é
importante procurar desenvolver o poder de escutar e desligar-se de qualquer
distração, mantendo um interesse genuíno pela pessoa do outro lado da linha.
Fazendo isso, não há necessidade de interromper o cliente para pedir informações
que ele já nos forneceu.
» Dúvida – No caso de dúvida, não tenha vergonha de perguntar novamente
uma informação. Devemos evitar tirar conclusões precipitadas sobre o que o
cliente está dizendo, pois assim será mais fácil entender o que ele quer.
» Anotar – Qualquer solicitação, reclamação ou elogio vindos do cliente
deverão ser registrados de forma bem legível. Não adianta colocar a marca de
nossa empresa nas ruas através de propaganda em rádio, TV, outdoor,
folder e site, se, quando o cliente entrar em contato conosco, não receber o
tratamento devido.
Por mais que a ferramenta tecnológica esteja presente em nossa vida não podemos
desprezar a velha agenda ou caderno de papel, para garantir aquele retorno tão
esperado pelo cliente.
Referência:
vendamais.com
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