Seja qual for o seu negócio, seja qual for o seu perfil de empreendedor, você
precisa do marketing para ser bem sucedido nos negócios. Mesmo que marketing não
seja sua praia, considere-o com uma obrigação, sem a qual não será possível
explorar o verdadeiro potencial de seus produtos ou serviços.
A seguir vou tratar alguns erros e confusões comuns em relação ao marketing
entre empreendedores. Além de pesquisar mais sobre o tema, considere estas dicas
para que suas ações com o cliente sejam mais eficientes.
Erro 1: Com tanto esforço no negócio, não precisarei de marketing
Talvez você tenha feito um esforço desumano para levantar seu negócio. Usou
todos seus recursos e tudo seu intelecto, além de sacrificar outros aspectos de
sua vida para tentar chegar ao sucesso. Por isso, se acha merecedor da atenção e
dinheiro de seus clientes. Errado! Seu esforço só interessa a você e sua
família. O cliente não está preocupado com seu merecimento, está preocupando com
os benefícios que ELE obterá ao adquirir seu produto ou serviço. Poupe-o de suas
histórias e dê a ele o que quer.
Erro 2: Um bom marketing suprirá algumas deficiência de meu produto
O marketing pode esconder algumas deficiências de seu produto… mas só
temporariamente. Independente do que alguns “especialistas” digam, seu produto é
mais importante e deve ser o primeiro foco dos investimentos. O marketing deve
completar sua oferta de valor, ao mostrar para o cliente os benefícios
oferecidos. Se você se concentra excessivamente no marketing e deixa seu produto
de lado, eventualmente o cliente perceberá a farsa e seu negócio correrá sérios
riscos.
Erro 3: Não ouvir ninguém… ou ouvir a todos
Se você não é especialista na área, não confie somente em sua intuição e bom
senso para executar suas ações de marketing. Você não precisa saber (e não sabe)
tudo. Busque ajuda em livros, cursos ou consultores para ser mais eficiente em
seus investimentos.
No entanto, tenha cuidado. Sua sogra provavelmente não é especialista em
marketing. Seus vizinhos e amigos do bar também não devem ser. É muito fácil
para as pessoas sem experiência em marketing opinarem sobre o tema quando não é
o dinheiro deles que está em jogo. Feche os ouvidos para sugestões de pessoas
que não possuem uma base mínima de conhecimento para discutir marketing. Estas
opiniões só o deixarão mais confuso e podem afetar suas decisões de forma
negativa.
Erro 4: Investir em marketing sem medir resultados
Você tem dinheiro de sobra para gastar em marketing? Então, não atire para
tudo quanto é lado sem medir os resultados de cada ação realizada. Existem
diversas formas de medir o retorno de suas campanhas, portanto não invente
desculpas para deixar de lado esta atividade. Quem sairá perdendo é seu negócio.