O desenvolvimento de um plano de gestão de carreira compreende três fases
distintas. A primeira é a elaboração de um plano estratégico de carreira. A
segunda seria a adaptação do profissional a este plano através do diagnóstico de
suas competências, e da necessidade de adequá-las à realidade de mercado. Por
fim, vem a fase de implantação e acompanhamento do plano de marketing pessoal.
Na fase intermediária, de adequação do profissional ao mercado de trabalho, é
preciso fazer um estudo profundo de suas atuais qualidades e competências,
comparando-as com as exigências de mercado. A partir daí, criar um plano de
desenvolvimento pessoal para superar as possíveis deficiências que identificar.
O profissional precisa desenvolver um conhecimento profundo sobre o mercado
em que vai atuar:
- Pesquise seus clientes (empresas ou pessoas) e as necessidades deles.
Prepare-se da melhor forma possível para satisfazer as necessidades destes
clientes. Por exemplo, se as empresas de seu setor precisam de colaboradores
que sejam motivados, saibam trabalhar em equipe, tenham bom relacionamento
interpessoal, sejam criativos e tenham iniciativa, estas seriam ótimas
qualidades a serem desenvolvidas para atender as expectativas de seu mercado
em particular.
- Também pesquise seus concorrentes, os profissionais com os quais
disputará vaga no mercado. Seu objetivo é buscar um diferencial, desenvolver
um "algo mais", que possa fazer a diferença numa eventual disputa de
mercado. Por exemplo, se seu setor convive com exportação e importação,
saber falar mais de uma língua pode ser um ótimo diferencial numa eventual
disputa por uma colocação.
- Finalmente, pesquise as tendências futuras do mercado, para saber quais
demandas surgirão, pois grandes oportunidades acontecem exatamente nestas
ocasiões. Se a tendência aponta para a introdução de uma nova tecnologia,
pode ser uma boa idéia se antecipar e aprofundar seu conhecimento nesta
área.
pós este estudo, monte uma matriz de suas competências, discriminando suas
condições atuais, em termos de habilidades, conhecimentos e valores
profissionais, e depois trace metas a serem alcançadas para cada competência
especificada. Coloque tudo em termo de valor ou percentual (como, por exemplo,
notas de 1 a 10), assim ficará mais fácil saber em que nível está no momento e
onde precisará chegar para impulsionar sua carreira.
Vejamos a tabela a seguir:
|
Atual |
Ideal |
Motivação |
4 |
8 |
Liderança |
5 |
7 |
Comunicação |
3 |
9 |
Negociação |
4 |
6 |
Inglês |
2 |
9 |
Técnica |
3 |
7 |
Escolaridade |
4 |
8 |
Baseado no diagnóstico que apontará a diferença existente entre sua condição
atual e a ideal, em termos de suas competências e habilidades, crie um programa
de desenvolvimento pessoal para superar esta limitação.
Seu programa de desenvolvimento pessoal poderá contar com:
- leitura de livros e artigos;
- participação em cursos e palestras;
- contratação de um consultor para ajudá-lo a desenvolver o plano;
- conseguir um mentor ou orientador;
Trace objetivos de crescimento pessoal e profissional com prazos
pré-estabelecidos para atingir cada meta. Seu plano deve ter metas de curto,
médio e longo alcance. O marketing pessoal deve ser incorporado a sua vida como
um hábito, ou seja, o profissional jamais deve se acomodar, precisa estar sempre
em desenvolvimento, sempre adquirindo novas habilidades e competências.
O profissional necessita ter ambições ousadas para poder manter-se sempre
motivado. Recentemente um executivo de sucesso, o estatístico carioca Alexandre
Bonfim de Azevedo definiu assim sua estratégia para alcançar a presidência de
uma empresa de tecnologia de informação do grupo Semco: "para chegar ao topo,
esqueça seu colega e mire no lugar do chefe do seu chefe", esta parece ser uma
boa estratégia, pois Alexandre conseguiu a presidência da empresa dez anos antes
do previsto.
Nunca despreze a utilidade de se consultar com alguém mais experiente, talvez
mesmo um colega de trabalho, alguém que possa ser um mentor e orientá-lo
profissionalmente. Faça diversos cursos e assista a palestras relacionadas a
temas como desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionamento
interpessoal, pois estes conhecimentos serão vitais em sua projeção
profissional. Enfim, invista na sua carreira da melhor forma possível dentro de
suas condições sócio-econômicas.
Em nossa experiência como consultor de marketing pessoal, podemos constatar
que para crescer profissionalmente é necessário um processo contínuo de
desenvolvimento. O profissional não pode mais ficar só na dependência da
empresa, mas tomar a própria iniciativa para seu crescimento profissional.
Gostaríamos de concluir esta explanação defendendo a idéia de que o
treinamento através de todas estas formas mencionadas, e outras que existem, irá
desempenhar um papel importante na promoção de sua carreira e de seu plano de
marketing pessoal e profissional.