Quem já participou de uma dinâmica de grupo provavelmente já ficou confuso
tentando imaginar o que foi avaliado. Entretanto, de acordo com especialistas, o
foco deste tipo de atividade varia conforme o perfil da vaga.
Segundo a consultora de recrutamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa
Mello Roggeri, as dinâmicas que avaliam argumentação e poder de persuasão
geralmente são utilizadas para analisar profissionais das áreas de venda e
comercial.
Já as que focam em competências como organização e atenção são mais comuns nas
áreas administrativa, financeira e de produção, por exemplo.
“Dependendo do perfil da posição em aberto, se faz necessária a identificação de
algumas competências, como trabalho em equipe, organização, persuasão,
argumentação, entre outras”, ressalta Vanessa.
Estrutura
Apesar de cada vaga pedir um tipo de dinâmica e consequentemente um foco
diverso de avaliação, no geral, conforme explica o gerente da Foco Talentos,
Gustavo Nascimento, nestas atividades o recrutador sempre observa a fluência
verbal, a disposição e o comprometimento do candidato. “O candidato deve deixar
transparecer sua disposição em estar ali”, diz o gerente.
Na maior parte das vezes, as dinâmicas de grupo são utilizadas em processos que
contam com um grande número de candidatos, não sendo habituais, entretanto, na
seleção de candidatos para cargos gerenciais em diante.
Ainda segundo Nascimento, normalmente, as dinâmicas têm três fases, sendo a
primeira para relaxar e deixar os candidatos mais à vontade, a segunda uma
apresentação – que deve ser objetiva, focada nas habilidades profissionais e
durar no máximo três minutos –, e a terceira um jogo ou “case”, quando são
observadas com maior atenção as características desejadas para a vaga.
Como se dar bem?
Para se sair o melhor possível em uma dinâmica, os especialistas recomendam,
principalmente, que os candidatos não tentem “mascarar” características e atuem
de forma natural.
Além disso, para participar desta etapa do processo, é essencial pesquisar sobre
a empresa que está contratando, treinar antes a maneira de se apresentar, evitar
o uso de gírias e observar a vestimenta, lembrando que as mulheres devem evitar
o uso de saias para ficarem mais à vontade no caso da dinâmica exigir que as
pessoas se sentem no chão, por exemplo.