Para conquistar o mercado de trabalho, os profissionais devem apresentar aos
empregadores muito mais do que um currículo recheado por boa graduação,
experiência e cursos de especialização. Isso porque as empresas buscam, também,
um profissional dinâmico, que sugira alternativas e esteja comprometido com a
corporação e seus objetivos. É aí que que se enquadra o empreendedor
corporativo.
Visão de negócios
Este profissional em questão tem, como características, a facilidade de liderar
grupos, bem como de sugerir e gerenciar opiniões. Seu raciocínio é bastante
prático, consegue tomar decisões e trabalhar sob pressão. Assume riscos, conhece
tendências e acompanha todo o processo da empresa, ou seja: sua visão vai além
das fronteiras de seu departamento.
Para completar, um ponto que realmente faz a diferença: o profissional consegue
encarar as situações difíceis, enxergando nelas uma nova oportunidade de
negócio.
Perfil desperta interesse
Com todas essas características, fica difícil não conquistar um lugar ao sol, e
uma posição de merecido destaque, no mercado de trabalho, certo? Na teoria, sim.
Porém, é interessante esclarecer que a contratação destes profissionais é feita
com certo critério. Afinal, caso os empreendedores fossem maioria no ambiente de
trabalho , o número de idéias e sugestões seria impressionante, fazendo com que
o "trânsito" entre elas ficasse realmente complicado: uma se sobreporia à outra,
dificultando o gerenciamento e incentivando uma discussão nada produtiva.
O empreendedor corporativo ocupa, portanto, posições de destaque na empresa,
aquelas em que este perfil é mais do que bem-vindo.