Carreira / Emprego - Profissional: webpalestras são a nova aposta para treinamento nas empresas
A empresa em que você trabalha resolveu inovar e disponibilizou aos
funcionários uma palestra on-line. Apreensivo, já começa a questionar como
funcionará o programa. É bastante simples: num determinado horário, você acessa
a internet e o palestrante transmite as informações.
A vantagem de usar este recurso? De acordo com a diretora da empresa
especializada em eventos e educação corporativos Patriani, Silvia Patriani, as
webpalestras possibilitam a integração do público com o palestrante.
Simultaneamente ao evento, os expectadores podem enviar perguntas e sugestões
ligadas ao assunto, para serem debatidas durante a apresentação.
"Nos eventos presenciais, é grande o número de pessoas que voltam para a casa
com muitas dúvidas sobre seus negócios, pois os palestrantes não conseguem
atender a todos individualmente" afirma Silvia. Além de responder às perguntas,
é possível participar de enquetes.
"O grande diferencial das webpalestras é a possibilidade de interatividade que a
internet oferece. Os participantes enviam suas perguntas e têm suas dúvidas
esclarecidas ao vivo. Por isso, o especialista responde às questões de todos,
atuando como um consultor pessoal", destaca.
O ensino a distância
De acordo com o AbraEAD (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a
Distância), as empresas brasileiras devem investir 56% a mais neste ano com
treinamento a distância, na comparação com o ano passado. Espera-se que o ensino
nesta modalidade cresça 40% até 2010.
A webpalestra impulsiona esta categoria de ensino, já que se torna uma
ferramenta eficiente quando o palestrante não pode comparecer ao local do evento
ou quando o participante está em uma cidade diferente. "Conseguimos democratizar
a informação, levando um evento para inúmeras pessoas que talvez não tivessem
condições de viajar, seja por conta das questões financeiras ou por conta da
disponibilidade de tempo", diz Silvia.
Dados do anuário estatístico ainda mostram que existem no Brasil mais de 2
milhões de usuários dos métodos de educação a distância.
Benefícios para as empresas
Se, por um lado, o profissional tem uma ferramenta eficiente de aprendizado, por
outro, as empresas chegam a economizar para passar um treinamento. "As empresas
podem oferecer um mesmo conteúdo ao maior número possível de funcionários,
segundo suas necessidades. Ao contrário do que acontece em palestras comuns,
quando cada participante paga uma taxa individual, nas webpalestras, o preço da
transmissão é único, não importando o número de expectadores".
A diretora explica que, ao optar por esse método de treinamento, as empresas se
beneficiam pela facilidade ao acesso das informações e um retorno dos
investimentos (ROI) em curto espaço de tempo.
|