Carro / Veículo - Combustível tem peso maior do que qualidade na hora da compra
O comportamento do consumidor de todo o mundo na hora da compra de carro mudou:
ele busca veículos mais econômico e que ofereçam alternativas de combustíveis. A
afirmação faz parte de pesquisa realizada pela consultoria KPMG Internacional
com 150 executivos de companhias do setor.
As pesquisas anteriores realizadas pela consultoria comprovavam que a qualidade
era a maior preocupação dos consumidores mundiais. Mas, com a alta de preços dos
combustíveis, guiada pela forte oscilação do petróleo, os compradores passaram a
dar maior importância ao
abastecimento do veículo.
Híbridos serão mais procurados
Segundo os executivos entrevistados, a mudança de atitude dos consumidores tende
a se acentuar, tanto que 83% deles acham que, futuramente, o veículo híbrido
será o mais procurado pelos consumidores.
O sócio-líder da KPMG para o setor
automotivo , Charles Krieck, confirma que o Brasil está preparado para esta
nova tendência. "A crescente procura por carros
bicombustíveis e o
investimento feito em outros combustíveis, como o álcool, fez com que as
companhias se adaptassem rapidamente a nova demanda".
Eficiência
De acordo com a pesquisa, 89% dos executivos acreditam que a eficiência do
combustível é o fator principal na hora da compra de um carro novo. A maioria
deles (90%) ainda crê que o prazo de troca de carro será de três a sete anos.
Com o cenário de busca por novas fontes de combustíveis pelo consumidor, que
pesem menos no bolso, 48% dos executivos disseram que investirão em novos
modelos e 43%, em novas tecnologias, nos próximos anos.
Reestruturação para atender consumidor
Mais da metade dos entrevistados (57%) afirmou que as alianças serão mais
importantes e decisivas do que fusões e aquisições neste mercado.
"Com a alta do preço dos combustíveis, as grandes montadoras estão sendo
obrigadas a se reestruturar e formar alianças rentáveis, com o objetivo de
enfrentar o desafio de suprir as novas necessidades dos consumidores", afirmou
Krieck.
|