Com a informação mais acessível a todos, o sucesso de muitas empresas vêm se
atrelando a comunicação. Não apenas na publicidade, mas também a tudo que se
refere a relacionamentos, sejam com fornecedores, com colaboradores ou
comunidades. A abertura da economia e legislação nas áreas do consumidor e
ambiental têm exigido das empresas uma mudança de perfil no sentido do
tratamento da comunicação. Quando o mercado muda, passa a exigir um profissional
preparado para atender suas demandas. Por isso, a Comunicação Empresarial ou
Coorporativa se apresenta como um novo e promissor segmento de carreira.
Os dados divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação
(Abracom) comprovam a expansão do mercado. Atualmente, existem cerca de 1.200
agências operando no país, com 13 mil profissionais. O mercado na Região
Nordeste é um dos que mais cresce, com cerca de 150 empresas, sendo a maioria
concentrada em Pernambuco e na Bahia. A expectativa é de que, em cinco anos, o
número de especialistas em Comunicação Corporativa chegue a quase 20 mil.
Apesar de promissor, de acordo com o secretário-executivo da Abracom, Carlos
Henrique Carvalho, faltam profissionais qualificados. "Hoje, para cuidar da
comunicação de uma empresa não basta escrever um bom release, é preciso planejar
todo o processo, ter conhecimento em gestão de negócios", detalha. Isso porque
este profissional cuida da imagem da empresa, dos seus executivos, da
comunicação com os funcionários e com a sociedade (público, mídia).
Outra questão destacada por Carvalho é a postura das empresas nacionais quanto à
importância da comunicação. "Para as de médio porte, por exemplo, a comunicação
se resume a publicidade. Os gestores têm que entender o que a Comunicação
Corporativa oferece", completou, lembrando ainda que, no caso das
multinacionais, as políticas de comunicação são bem definidas. "Embora as
estabelecidas no país, nem sempre tinham a prática alinhada com a matriz." A
comunicação interna, um dos segmentos que mais cresce, comprometendo 9% do
faturamento das empresas, é mais um indicador dessas mudanças. "O mercado da
Comunicação Corporativa é excelente, com muitas possibilidades e oportunidades."
Embora comunicadores (jornalistas, publicitários) e relações públicas ocupem a
maior fatia do mercado e, junto com os administradores, exerçam a maior procura
pela especialização, qualquer profissional com interesse no assunto pode
aproveitar a oportunidade. "É uma área muita aberta, uma atividade rica que não
merece uma reserva de mercado", concluiu o secretário-executivo da Abracom.