Carreira / Emprego - Workaholic ganha em horas de trabalho, mas pode perder em produtividade
Encontrar o equilíbrio no meio profissional é desafio para a maioria dos
trabalhadores. Muito se fala que o comprometimento e a dedicação auxiliam na
ascensão da carreira, mas até que ponto? Em contrapartida, os efeitos do
estresse e do exagero no trabalho começam a ser vistos nas empresas com certa
preocupação.
Para se ter uma idéia, o desempenho dos workaholics, prova viva de dedicação ao
trabalho, tem sido questionado pelo meio corporativo: o fato de permanecerem
mais de doze horas no escritório tem sido combatido.
Excesso de trabalho ou hábito?
A tendência de passar tanto tempo no escritório pode ser atribuída a várias
causas, e é preciso acompanhar isso de perto: trata-se de excesso de tarefas a
desenvolver ou simplesmente um hábito?
Caso o funcionário se acostume a esticar sempre o seu horário de trabalho, pode
tomar o caminho contrário à produtividade, já que se habitua a desenvolver em
doze horas o trabalho que poderia realizar em oito. Conclusão: com o tempo se
sentirá cansado desta rotina e seu desempenho tenderá a cair, e muito.
Mas, se você é visto como um workaholic e se sente atolado pelo trabalho, muita
calma: pode ter sim suas razões! É claro que a redução do quadro de funcionários
e a estratégia de que os profissionais acumulem funções são pontos a serem
considerados. Neste caso, é mais do que justificável a permanência no escritório
até mais tarde, já que o profissional não dá conta de tantas tarefas!
Papel da empresa
Justamente por isso é importante que a empresa verifique de perto o que está
acontecendo com seus funcionários, principalmente aqueles que desempenham
tarefas estratégicas. Monitorar suas atividades e ter conhecimento quanto ao
trabalho desenvolvido devem ser prioridade.
Afinal, vale muito mais a pena ter o trabalhador menos tempo no escritório,
desenvolvendo suas tarefas dentro de um bom rendimento e prazos razoáveis, do
que poder contar com ele as 24 horas do dia em um projeto, e perdê-lo em
seguida, diante de uma grave crise de estresse!
Pensando nisso, algumas empresas, principalmente as de maior porte, têm adotado
políticas de combate aos exageros no trabalho. É o caso da Nokia que, segundo
informações publicadas no órgão informativo dos Administradores Profissionais de
SP, implantou o programa "Apagar as Luzes".
Nesta empresa, os andares ficam às escuras a partir das 20h, de segunda à
quinta-feira, e às 19h, nas sextas-feiras. Isso fez com que muitos funcionários
que antes possuíam jornadas de 12 horas diárias mudassem sua rotina.
Busca do equilíbrio
Não é exagero dizer que encontrar o meio-termo não é uma tarefa fácil. Quem já
não passou pelo dilema de ficar ou não até mais tarde no trabalho, ou ver alguém
sendo criticado por seguir à risca o seu expediente?
Portanto, pontos de vista para esta discussão não faltam. Para ajudar nesta
questão, as empresas precisam adotar políticas no combate ao estresse,
oferecendo condições para o que funcionário consiga cumprir suas metas.
Já o funcionário precisa ter consciência quanto à necessidade de equilibrar vida
profissional e pessoal, mas sabendo dedicar mais tempo às tarefas complexas no
momento certo.
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