Documentos Pessoais - Certificação digital: como obter seu e-CPF ou e-CNPJ
Ao final de dezembro de 2005, a Receita Federal lançou um novo canal de
atendimento aos contribuintes pela internet, o e-CAC (Centro de Atendimento ao
Contribuinte). Mas você sabe como funciona?
Para ter acesso aos diversos serviços oferecidos, antes limitados apenas ao
atendimento pessoal nos postos da Receita, é necessário obter a certificação
digital: um arquivo eletrônico de identificação do titular, seja ele pessoa
física ou uma empresa, batizado de e-CPF ou e-CNPJ.
Seu mecanismo de segurança - através do qual o intercâmbio de informações passa
a ser feito por dados criptografados, que só podem ser traduzidos pelas máquinas
envolvidas na operação, e que possuem o certificado - faz com que a certificação
digital se torne tão única quanto a assinatura de uma pessoa, o que lhe concede
confiabilidade para garantir transações e negócios antes só efetuados através de
documentações impressas.
Como obter a sua
As pessoas ou empresas que quiserem obter sua certificação digital devem
escolher uma das autoridades certificadoras habilitadas pela Receita Federal:
CERTISIGN , Serasa ou SERPRO, e seguir os procedimentos indicados por cada uma.
Os documentos exigidos para o e-CPF devem ser originais ou cópias autenticadas e
são: cédula de identidade ou passaporte (se estrangeiro), CPF, comprovante de
residência (emitido à, no máximo, três meses), foto 3x4 recente, comprovante de
depósito de pagamento do certificado e termo de titularidade devidamente
preenchido. O número de identificação social, título de eleitor e o cadastro
específico do INSS são opcionais.
Já para o e-CNPJ, são necessários o registro comercial (em caso de empresa
individual), o ato construtivo, estatuto ou contrato social em vigor, o CNPJ e
os documentos da pessoa física responsável pela certificação. O cadastro
específico do INSS, termo de titularidade e de responsabilidade devidamente
preenchido e o comprovante de depósito de pagamento do certificado também são
opcionais para este caso.
Restrições e renovação
A renovação dos certificados digitais deve ser pedida às autoridades
certificadoras antes do término da validade, também pela internet. Também é
possível pedir a revogação do mesmo através da página eletrônica.
Quem estiver com o CPF cancelado ou CNPJ inapto, suspenso ou cancelado não
poderá solicitar nenhum dos documentos digitais. O restante da população pode
pedir o seu a qualquer momento.
|