A figura do coach, profissional com formação específica, capacitado para
ajudar pessoas a traçar objetivos e focar forças para que eles sejam atingidos,
sem sair da rota estabelecida, ganha espaço nas organizações.
Este profissional, ou treinador (tradução literal do inglês coach), no entanto,
tem um papel mais abrangente que simplesmente orientar executivos empregados:
ele podem mudar o rumo profissional das pessoas e despertar qualidades até então
desconhecidas.
“A procura pelo Coaching aumenta em grande velocidade. E não apenas pelos
executivos empregados, mas também por profissionais em busca de novos desafios”,
conta o personal coach Jackson Seraos, diretor da Joinder & Job, de Campinas,
que desenvolve programas voltados para a Coaching e Aconselhamento.
Segundo ele, coaching é um processo de desenvolvimento de competências.
"Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um objetivo,
metas e desejos. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de
pontos fortes a se desenvolver. Aumento da consciência de si. Aumento da
capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O
processo oferece feedback realista e apoio".
Já o coach é o profissional especializado no processo de desenvolvimento. É o
Coach que assessora o cliente no processo, levando-o a refletir, chegar a
conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos,
metas e desejos. Curiosamente, coach significa também veículo utilizado para
transporte de pessoas de um lugar a outro. De certo modo, o coach transporta o
cliente para seus objetivos.
Segundo Paulo Barros, também personal coach do Grupo J&J, o Coach desenvolve
todos os aspectos da competência para que o líder possa executar bem sua tarefa
e preferencialmente atinja a sua melhor performance.
Ele lembra que hoje existem alguns tipos de coaching, dentre eles, o coaching
executivo, atualmente muito utilizado para desenvolvimento de competências de
liderança, pois foca as habilidades para produzir resultados. Pode ser
direcionado para coaching de habilidades, performance, desenvolvimento ou
negócios.
Outro tipo é o coaching de vida, que lida com o lado pessoal do cliente em todas
as suas dimensões - profissional, de saúde e relacionamento. Neste caso, o
processo pode abordar temas como ser mais decisivo, melhorar a administração do
tempo, valorizar diversidade, desenvolver potenciais, resolver conflitos,
aumentar autoconfiança e comunicar-se com mais eficiência, entre outros.
O processo de coaching começou nos Estados Unidos, em 1974, pelas mãos do
treinador de tênis Timothy Gallwey. Como em tantas outras ocasiões foi uma crise
que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas de gestão. Na época, o mundo
era atingido pela primeiro choque do petróleo.