Para quem deseja entrar no mundo dos negócios e abrir sua própria empresa, a
opção pelas franquias é bastante comum, já que contar com uma estrutura toda
montada e um nome reconhecido no mercado pode ser uma grande vantagem diante da
concorrência.
Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) comprovam a franca expansão
do setor no País: em 2004, o faturamento subiu 9%, chegando à movimentação de R$
31,6 bilhões, além do aumento das redes de franquias em 20% no mesmo período,
para 814 no total.
Mas de nada adianta contar com a transferência de técnica e prática eficientes
se você, enquanto franqueado, não estiver preparado para gerir o negócio.
Portanto, não pense que terá menos trabalho por ter se decidido pela abertura de
uma franquia. Arregace as mangas e prepare-se para atender às exigências cada
vez mais específicas do mercado. Afinal, você será submetido a um processo de
seleção!
Capacitação
Nunca se falou tanto em especialização como nos dias atuais. E no setor de
franchising não seria diferente. Cuidar do dia-a-dia é obrigação do empresário,
mas este deve ter uma visão macro do setor em que atua. Afinal, o ambiente
externo, variável incontrolável, tende a ser o direcionador de tomadas de
decisões.
Neste sentido, entre as redes franqueadoras, além das avaliações de praxe sobre
a capacidade administrativa e financeira, real interesse no negócio, test-drive,
e perfil do empreendedor, por exemplo, há uma tendência de preferência por
especialização em gestão de negócios e pessoas.
Isto implica em conhecimento mais específico de planilhas financeiras,
indicadores e índices de desempenho, acompanhamento de mercado, sobretudo do
setor em que atua, capacidade de lidar com o capital humano, promovendo
motivação na equipe, aplicando sistemas de avaliação e gestão eficazes etc.
Mas, ao abrir uma franquia, não tenho que seguir um padrão de excelência já
implementado? A resposta é sim e não. Isto porque as redes franqueadoras,
conforme enfatizam consultores especializados, cada vez mais dá maior liberdade
aos franqueados para que estes contribuam na gestão estratégica da rede.
Esta flexibilidade permite que, ao lhes entregar as ferramentas necessárias, a
rede de franquias terá uma contrapartida positiva dos franqueados, com maior
autonomia para tocar a unidade, através de seu envolvimento maior e desempenho,
é claro, sem perder a essência do negócio.
Você se sente pronto?
Não se sente seguro quando ao seu profissionalismo para entrar no mercado?
Lembre-se que estamos falando em investimento financeiro e comprometimento
absoluto, de forma que você não deve se deixar levar pela empolgação da compra.
Você estará adquirindo uma estrutura, e não o pacote completo com sucesso
garantido.
Portanto, pense duas vezes antes de se submeter ao processo de seleção de uma
rede franqueadora para não se desanimar com um não como resposta. Procure
consumir a maior quantidade de informações possível para estar preparado de
fato. Vale conversar com empresários do setor, procurar orientação de
consultores e observar dados de mercado. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, oferece orientação gratuita para
quem quer se tornar empresário. Boa sorte!