Confira algumas dicas para 
renegociar sua dívida sem sofrer problemas de juros altos e nome sujo na praça.
Renegociar dívidas é sempre uma 
tarefa difícil para o consumidor. Juros altos, prazos mais curtos e falta de 
crédito são alguns dos motivos que levam o consumidor a ter medo de procurar o 
credor para negociar seus débitos. 
Veja abaixo algumas dicas para 
renegociar sua dívida sem sofrer problemas de juros altos e nome nas listas de 
devedores. 
	- O consumidor deve procurar o 
	credor assim que perceber que não poderá continuar pagando a dívida, 
	evitando que ela cresça. 
 
	- O devedor pode solicitar o 
	histórico da dívida com os demonstrativos para saber exatamente o que está 
	sendo cobrado, como juros de mora, multas e juros por atraso. 
 
	- O consumidor deve negociar as 
	parcelas mensais e jamais assumir um valor que não pode pagar. Se preciso, o 
	consumidor deve negociar prazos maiores e juros menores para o pagamento da 
	dívida. 
 
	- No momento de negociar a dívida, 
	o consumidor deve evitar intermediários. As empresas que limpam nome e 
	realizam cobrança ganham um porcentual sobre o valor recebido e têm 
	interesse em cobrar o máximo possível do consumidor. 
 
	- O consumidor deve solicitar o 
	estorno dos juros e multas excessivas. De acordo com o Código de Defesa do 
	Consumidor (CDC), a multa limitada para cobrança de atrasos é de 2%, porém 
	lojas e financeiras chegam a cobrar até 20%. 
 
	- Ao realizar um parcelamento, o 
	consumidor deve pedir juros menores. Alguns credores chegam a renegociar as 
	parcelas da dívida sem juros, com o objetivo de receber o valor principal. 
	
 
	- Após pagar a dívida e cumprir o 
	acordo com o credor, o nome do consumidor deve ser retirado dos cadastros e 
	listas de restrição ao crédito. 
 
	- Se o credor não retirar a 
	restrição do consumidor das listas negras de devedores, cobrar juros 
	excessivos e se recusar a negociar o débito, o devedor deve procurar um 
	órgão de defesa do consumidor de sua cidade e registrar uma reclamação. 
	
 
Evite intermediários na 
renegociação de dívidas 
Especialistas recomendam evitar o serviços de intermediários para renegociar 
dívidas. 
O consumidor que contrata 
serviços de terceiros corre o risco de sofrer golpes. 
Existem no mercado empresas 
especializados em limpar o nome das listas de devedores dos serviços de proteção 
ao crédito e do Banco Central e emprestar dinheiro para saldar dívidas. Porém, 
especialistas recomendam renegociar as dívidas e limpar o nome pessoalmente com 
o credor, evitando intermediários. 
Segundo a assistente de direção 
da Fundação Procon-SP - órgão de defesa do consumidor vinculado ao governo 
estadual -, Dinah Barreto, o consumidor não precisa contratar serviços de 
terceiros para saldar uma dívida ou limpar o nome da lista de devedores. "O 
consumidor deve evitar intermediários, pois além de poder resolver todos os 
problemas pessoalmente ele pode entrar em outra dívida", alerta Dinah Barreto.
A assistente de direção do 
Procon-SP destaca que o consumidor que pretende contratar este serviço, por não 
ter tempo ou paciência de enfrentar filas e burocracia, deve tomar cuidados com 
as empresas que fazem anúncios em jornais, revistas e folhetos. "O consumidor 
deve ficar atento aos golpes. Existem empresas fantasmas, nas quais o suposto 
funcionário pega o dinheiro da entrada, pela prestação dos serviços, e some", 
avisa. O intermediário pode ser um golpista e sumir com o dinheiro destinado a 
limpar o nome ou saldar a dívida. 
Por esse motivo, o assessor 
econômico da Serasa - Centralização dos Serviços dos Bancos, Carlos Henrique de 
Almeida, aconselha evitar a presença de intermediários ao renegociar uma dívida. 
"Quem está com dívida e nome sujo não deve procurar intermediários, pois além de 
sair mais barato negociar pessoalmente com credor, o consumidor não corre risco 
de sofrer golpes", avisa o assessor econômico da Serasa. 
Auxílio gratuito 
A Serasa possui um serviço 
gratuito de informações e auxílio ao consumidor inadimplente com nome sujo na 
praça. Basta o consumidor comparecer com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que 
os agentes da instituição vão orientá-lo sobre os documentos que precisa reunir 
para saldar suas dívidas e limpar o nome. O telefone para mais informações sobre 
o serviço é: (0xx11) 232-0137. 
A Associação Comercial de São 
Paulo (ACSP) também possui um serviço gratuito de auxílio ao consumidor que tem 
dívidas ou nome na lista de devedores. O consumidor pode comparecer pessoalmente 
na Ladeira General Carneiro, 43, região central de São Paulo, de segunda à sexta 
das 8h30min às 17hs. 
Fonte: O Estado de S.Paulo / 
Caio Prates