Carro / Veículo - Ano-modelo do veículo pode confundir consumidor na hora da compra
No mercado de carros usados, o que vale é o ano-modelo do veículo, o que pode
prejudicar e confundir o consumidor. Isso porque o lançamento do ano-modelo
antecipado é uma ferramenta de marketing que incentiva o comprador e dá a idéia
de um carro novo por mais tempo.
Uma portaria do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e
duas resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permitem que a
montadora batize o carro com o ano-modelo do ano seguinte a partir do dia 1º de
janeiro.
Portanto, segundo veiculou a Agência AutoInforme, qualquer modelo lançado em
2008 pode "levar o título" de 2009.
Exemplos
A montadora pode lançar um carro modelo 2009 em janeiro de 2008 e um mês depois,
mudar a linha do carro ou lançar um motor novo, uma carroceria modificada etc.
Ao ser revendido, esses modelos podem causar mais problemas, já que o consumidor
não saberá de qual carro se trata e poderá comprar um veículo velho achando que
é novo.
Por exemplo, a Fiat lançou o Palio 2003 velho como ano-modelo 2004 no segundo
semestre de 2003 e em dezembro, chegou o carro novo. Portanto, existe o 2004
novo e o 2004 velho no mercado.
E ainda, a Ford lançou a versão nova da Ranger em julho de 2004, como modelo
2005 e em outubro (três meses depois), passou a equipar a picape com o motor
eletrônico 3.0, mais moderno.
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