O que é?Significa administrar os impulsos para não explodir e depois
se arrepender. Ou seja, a Inteligência Emocional significa: caracteriza a
maneira como os indivíduos lidam com suas próprias emoções e com as emoções dos
indivíduos ao seu redor; ter a capacidade de se adaptar às mais diversas
situações para alcançar um objetivo; da pessoa relacionar-se de forma assertiva
e positiva com os demais ao seu redor, mesmo nas adversidades; bem como ter
persistência na busca por seus objetivos. Além disso, é preciso ter
flexibilidade e foco em momentos de pressão.
ObjetivoUso inteligente das emoções, inclusive nos aspectos
relacionados ao trabalho.
Pré-requisitosA Inteligência Emocional pode ser desenvolvida por meio
de trabalhos que envolvem algumas competências do indivíduo, ou seja,
características mensuráveis que diferenciam o nível de desempenho de uma pessoa
em determinada situação. A regra básica é: se você quer desenvolver a
Inteligência Emocional, comece investindo no autoconhecimento e no
autodesenvolvimento.
1. Controlar as emoções.
2. Manter-se consciente dos próprios sentimentos, permanecendo atento ao que
está sentindo.
3. Saber sintonizar-se com os sentimentos daqueles com quem se relaciona no
ambiente profissional.
Características1. Ser sincero consigo para avaliar as suas habilidade
de maneira verdadeira, abrindo-se para feedbacks, para reconhecer como
as suas emoções afetam seu desempenho e a ligação entre o que pensa, sente e sua
maneira de agir.
2. Ter um propósito, um motivo para agir.
3. Estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender
com eles para seguir em frente.
4. Atuar com base na liderança situacional.
5. Gerenciar conflitos.
6. Colaborar e trabalhar em equipe.
7. Construir alianças.
8. Desenvolver outras pessoas também são características de uma pessoa
emocionalmente inteligente.
Dificuldades1. Reconhecer a necessidade de mudança e desenvolvimento.
2. Identificar exatamente o que se quer alcançar - sendo um melhor ouvinte ou
controlando seu temperamento nervoso.
Benefícios1. Tornam-se mais vivos e autênticos.
2. Fortalecem e aceleram o raciocínio.
3. Geram confiança e união com a equipe.
4. Fornecem informações vitais e feedbacks constantes.
5. São mais criativos e inovam com mais facilidade.
6. Geram influência sem prepotência.
7. São mais motivados.
8. Estimulam o aprendizado.
9. Contribuem com o aumento da produtividade de suas equipes e, direta ou
indiretamente, impactam positivamente nos resultados organizacionais.