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Carreira / Emprego - Carreiras: blog pode ser poderosa ferramenta de marketing pessoal 

Data: 28/11/2011

 
 
Muito já se falou sobre as redes sociais e sua importância, quando o assunto é chamar a atenção dos headhunters. Mas a internet não se limita ao Facebook e LinlkedIn, por exemplo. Outra ferramenta poderosa em termos de marketing pessoal são os blogs.

De acordo com a diretora da área de gestão e transição de carreira da Right Management, Matilde Berna, um dos elementos mais importantes para o marketing pessoal dos profissionais atualmente é a exposição, e a internet é uma das melhores ferramentas para atingir esse objetivo.

Do lado dos selecionadores, pontua Matilde, eles analisam os blogs dos candidatos às vagas numa tentativa de compreender mais sobre a pessoa, ou seja, seu nível de conhecimento, interesses, networking e opiniões.

Currículo
No caso do currículo, a orientação é que os candidatos informem, sim, o endereço do seu blog, mas com uma ressalva: fazer isso apenas se o blog tratar de assuntos voltados à área de atuação, isto é, à expertise. Muitos utilizam os blogs para tratar de amenidades ou interesses pessoais, como hobbies. Nestes casos, não que sejam menos interessantes, mas a orientação é que se omita essa informação.

O currículo é destinado a assuntos profissionais, portanto, é mais relevante colocar as informações que liguem o candidato aos trabalhos ligados à sua área de atuação. Segundo a professora de gestão de pessoas da escola de negócios Trevisan, Tais Cristina Amaral, o que chama a atenção dos selecionadores, quando estão analisando um blog, são as opiniões que o profissional omite sobre assuntos voltados à sua área.

É possível verificar até que nível o profissional consegue aprofundar sua opinião dentro da área em que atua. Além disso, Tais observa que os textos divulgados nos blogs permitem aos selecionadores observar o quanto o profissional consegue escrever sem usar jargões, se suas opiniões fazem sentido ou se ele apenas reproduz conteúdos disponíveis na internet. Também conta a favor do profissional se ele virou referência com seu blog, ou seja, se possui muitos seguidores ou leitores.

Cuidados
Os cuidados que se deve ter ao criar um blog são semelhantes ao se manter um perfil nas redes sociais. Antes de mais nada, lembre-se sempre de que o blog é sinônimo de exposição, quer dizer, todos poderão ler o que você escrever. Portanto, tome cuidado com os textos, fugindo das opiniões taxativas e preconceituosas.

Matilde ainda ressalta que é preciso fazer pesquisas sobre o que se pretende escrever, já que o público leitor pode ser formado por outros profissionais da mesma área e que entendem do assunto que está sendo abordado.

A atualização também é um elemento importante. Ambas as especialistas concordam que é interessante ponderar, antes de iniciar o blog, se o profissional vai ter tempo e disponibilidade para atualizá-lo. “O blog é uma exposição que acontece através de informações, e essas informações precisam estar atualizadas”, explica Matilde. Na prática, um artigo ou uma informação que foi publicada poderá perder a validade, tornando necessárias novas atualizações.

Por fim, tenha objetivos claros ao iniciar um blog. Defina com precisão o que será abordado e qual sua meta com esse recurso.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Viviam Klanfer Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :