Muito já se falou sobre as redes sociais e sua importância, quando o assunto
é chamar a atenção dos headhunters. Mas a internet não se limita ao Facebook e
LinlkedIn, por exemplo. Outra ferramenta poderosa em termos de marketing pessoal
são os blogs.
De acordo com a diretora da área de gestão e transição de carreira da Right
Management, Matilde Berna, um dos elementos mais importantes para o marketing
pessoal dos profissionais atualmente é a exposição, e a internet é uma das
melhores ferramentas para atingir esse objetivo.
Do lado dos selecionadores, pontua Matilde, eles analisam os blogs dos
candidatos às vagas numa tentativa de compreender mais sobre a pessoa, ou seja,
seu nível de conhecimento, interesses, networking e opiniões.
Currículo
No caso do currículo, a orientação é que os candidatos informem, sim, o
endereço do seu blog, mas com uma ressalva: fazer isso apenas se o blog tratar
de assuntos voltados à área de atuação, isto é, à expertise. Muitos utilizam os
blogs para tratar de amenidades ou interesses pessoais, como hobbies. Nestes
casos, não que sejam menos interessantes, mas a orientação é que se omita essa
informação.
O currículo é destinado a assuntos profissionais, portanto, é mais relevante
colocar as informações que liguem o candidato aos trabalhos ligados à sua área
de atuação. Segundo a professora de gestão de pessoas da escola de negócios
Trevisan, Tais Cristina Amaral, o que chama a atenção dos selecionadores, quando
estão analisando um blog, são as opiniões que o profissional omite sobre
assuntos voltados à sua área.
É possível verificar até que nível o profissional consegue aprofundar sua
opinião dentro da área em que atua. Além disso, Tais observa que os textos
divulgados nos blogs permitem aos selecionadores observar o quanto o
profissional consegue escrever sem usar jargões, se suas opiniões fazem sentido
ou se ele apenas reproduz conteúdos disponíveis na internet. Também conta a
favor do profissional se ele virou referência com seu blog, ou seja, se possui
muitos seguidores ou leitores.
Cuidados
Os cuidados que se deve ter ao criar um blog são semelhantes ao se manter um
perfil nas redes sociais. Antes de mais nada, lembre-se sempre de que o blog é
sinônimo de exposição, quer dizer, todos poderão ler o que você escrever.
Portanto, tome cuidado com os textos, fugindo das opiniões taxativas e
preconceituosas.
Matilde ainda ressalta que é preciso fazer pesquisas sobre o que se pretende
escrever, já que o público leitor pode ser formado por outros profissionais da
mesma área e que entendem do assunto que está sendo abordado.
A atualização também é um elemento importante. Ambas as especialistas
concordam que é interessante ponderar, antes de iniciar o blog, se o
profissional vai ter tempo e disponibilidade para atualizá-lo. “O blog é uma
exposição que acontece através de informações, e essas informações precisam
estar atualizadas”, explica Matilde. Na prática, um artigo ou uma informação que
foi publicada poderá perder a validade, tornando necessárias novas atualizações.
Por fim, tenha objetivos claros ao iniciar um blog. Defina com precisão o que
será abordado e qual sua meta com esse recurso.