Existem milhares de pequenas empresas, comandadas por
empreendedores , ganhando muito dinheiro no mundo inteiro, inclusive aqui no
Brasil. Com o barateamento dos custos de
computadores e a democratização dos recursos de informática, pequenas
empresários têm aproveitado sua agilidade para ocupar nichos e responder
rapidamente às necessidades e exigências do mercado. Essa agilidade fica muitas
vezes comprometida em empresas maiores, porque existe uma burocracia a ser
seguida, que inibe fortemente a criatividade de seus funcionários. É como se
estivessem trabalhando com o freio de mão puxado.
Mas afinal, o que é ser criativo? Podemos encontrar mais de oitenta
definições diferentes para criatividade. A que mais me agrada é a da psicóloga
Eunice Soriano de Alencar, que define criatividade como: O processo que resulta
na emergência de algo novo e original, aceito como útil, satisfatório ou de
valor, por um número significativo de pessoas em algum ponto do tempo. Resulta
na emergência de algo novo e original, porque todos nós conhecemos na faculdade
os filósofos de bar, que - reunidos geralmente em torno de uma mesa e bebendo
cerveja -, diziam que iam mudar a estrutura sócio-econômica da nossa sociedade
injusta e opressora. E, como só falavam e não faziam nada, a sociedade continua
exatamente igual - só falar não adianta.
É preciso que algo novo seja realmente criado. Útil, satisfatório ou de
valor, porque resolve um problema. Não precisa ser um produto ou bem no sentido
econômico da palavra. Pode ser uma idéia, um título de livro, uma chamada, ou
até mesmo resolver um problema inter-pessoal. Número significativo de pessoas,
porque a criatividade só é criativa dentro de um grupo social, mesmo que
pequeno. Ser criativo é trilhar de maneira diferente um caminho que já foi
trilhado antes. Assim como beleza e inteligência, que são padrões de comparação
(se você fosse o único ser humano na face da Terra não seria bonito nem
inteligente, porque não haveria outros para comparar - você apenas seria), a
criatividade depende do grupo onde ela se insere. Em algum ponto do tempo,
porque nem todo esforço criativo é aceito imediatamente, muito pelo contrário.
Rembrandt, Botticelli, Bach e Van Gogh estão aí para provar isso. Pasteur foi
vaiado em Paris e Freud em Viena quando apresentaram suas teorias
revolucionárias, e os filhos de Darwin eram atacados na escola, chamando sua mãe
de macaca. Isso acontece porque existe uma grande resistência às mudanças. A
sociedade tem sua própria inércia e rejeita a criatividade exacerbada e radical
que questiona conceitos arraigados e aceitos historicamente. Isso não está
necessariamente errado, mas é um freio, e deve ser levado em conta. Dentre os
fatores psicológicos, de natureza individual, que tendem a promover a
resistência à inovação, podemos salientar:
Criatividade é sinônimo de inovar, ou seja, criar algo novo. E todo mundo
pode fazer isso. Vygotsky, um expert no assunto, comparou a criatividade com a
eletricidade. Diz ele: Percebemos que a eletricidade está presente em eventos de
diferentes magnitudes. Existe em grande quantidade nas grandes tempestades, com
seus raios e trovões, mas ocorre também na pequena lâmpada, quando acendemos o
interruptor. A eletricidade é a mesma, o fenômeno é o mesmo, só que expresso em
intensidades diferentes. A criatividade se processa da mesma forma. Todos somos
portadores dessa energia criativa. Alguns vão apresentá-la de forma magnânima,
gigantesca; outros vão irradiar a mesma energia, só que de maneira suave e
discreta. A energia é a mesma, a capacidade é a mesma; ela é apenas distribuída
de forma diferenciada.
Resumindo, como disse um ganhador do Prêmio Nobel: Criatividade consiste em
ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou. E, é claro, agir.
Notamos, porém, que muitas empresas tolhem a criatividade de seus funcionários,
muitas vezes até mesmo sem querer. São pequenos comentários que matam idéias
constantemente. Quem criou esta coletânea foi meu amigo e conterrâneo,
especialista em Criatividade, o professor J.C. Bemvenutti. Proíba que estas
frases sejam ditas e faça a criatividade na sua empresa explodir:
1. Isso não me entusiasma nem um pouco.
2. Ninguém vai comprar isso!
3. A gente já tentou isso antes e não funcionou.
4. Isso não se adapta ao nosso sistema.
5. E quem é que vai fazer?
6. Essa merda vai custar uma grana!
7. O diretor não vai gostar...
8. Não está de acordo com nossos padrões.
9. Nós estamos preparados para fazer isso?
10. Pelo amor de Deus!
11. Foi isso que você quis dizer, no duro mesmo?
12. Não se mexe em time que está ganhando.
13. Ah, mas o computador não vai conseguir processar!
14. Isso não faz parte da nossa imagem.
15. Não é do nosso jeito.
16. É simples demais!
17. É complicado demais!
18. Mas até que ponto isso é válido?
19. Não vai dar tempo de fazer.
20. O que é que o pessoal vai dizer em Juquiá?
21. Não é a nossa...
22. A gente está encompridando demais.
23. O último que apareceu com essa idéia não está mais aqui.
24. Boa idéia, mas implica em alguns custos.
25. Isso é uma bobagem!
26. O que é que isso tem de novo? E daí?
27. Espere só até a gente ver quanto custa.
28. A gente nunca fez nada igual a isso.
29. Alguém já fez alguma coisa igual?
30. Você sabe que a gente está numa bruta recessão!
31. De cara, eu não gosto.
32. Você deve estar brincando!
33. Eu ligo prá você depois, tá?
34. Ninguém vai dar bola prá isso.
35. Fica melhor assim, quer ver?
36. Desculpe, mas isso é uma droga.
37. Aargh!
38. Isso cria mais problemas do que soluções.
39. (Riso)
40. (Silêncio)
41. Essa não é sua função.
42. Isso não é trabalho seu.
43. Isso não está de acordo com o jeito que a gente faz as coisas aqui.
44. Eu já ouvi essa história antes!
45. Vamos formar um grupo de trabalho para estudar esse assunto.
46. Vamos fazer uma pesquisa...
47. Semana que vem a gente fala nisso.
48. Isso só vai trazer pepinos.
49. De onde é que você tirou isso?
50. Os homens não vão deixar.
51. Uma má idéia.
52. Hummm...
53. Por mim tudo bem, mas...
54. Ah, realmente, era só o que faltava!
55. Eu pensei que você fosse dizer outra coisa.
56. Deixa comigo, que eu vou estudar o assunto.
57. Lembre-se que nossos clientes são muito caretas.
58. Isso vai foder com nossa imagem.
59. Não é factível e pronto.
60. Vamos ser realistas...
61. Isso não é do meu departamento.
62. Não vem que não tem.
63. Tá fora de questão e ponto final.
64. Não bagunce o coreto...
65. Vamos lá, fale sério.
66. Você está realmente propondo isto?
67. Grande idéia, mas não para nós.
68. Eu tenho uma idéia melhor.
69. Todo mundo vai dizer que somos uns idiotas.
70. Todo mundo vai dizer que somos uns apressadinhos.
71. O que todo mundo vai dizer?
72. Vamos ver isto no próximo mês.
73. Estão falando nisso há anos.
74. Não vai vender...
75. Não vai funcionar...
76. Não vai emplacar...
77. Vai passar em branco...
78. Vai pisar no calo de muita gente.
79. O que é que o pessoal de cima vai dizer?
80. Deixe-me brincar de advogado do diabo.
81. As feministas vão cair matando.
82. Obviamente, você interpretou mal o problema.
83. Você pensou nisto a fundo?
84. Nós precisamos de alguma coisa mais excitante.
85. Você realmente acha que funciona?
86. Ninguém vai entender sobre o que você está falando.
87. De onde você tirou essa?
88. Este é um assunto para outra reunião.
89. Papo furado...
90. Pô, outra vez!
91. Isso resolve apenas uma parte do problema...
92. Desse jeito, nós vamos ficar na merda.
93. Prá que se esquentar com isso?
94. Tente outra vez. O caminho é esse mas...
95. Tem o outro lado da história.
96. Isso é muito tentador, mas...
97. Isso é muito interessante, mas...
98. Isso é realmente fantástico, mas...
99. Tá bom, mas...
Como diria o professor Bemvenutti, nenhuma idéia nasce perfeita. Dê-lhe uma
chance para crescer.