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Carreira / Emprego - A Simplicidade da Liderança 

Data: 18/12/2008

 
 

Acompanhando os processos de liderança e a transformação de bons profissionais em lideres, vejo o quanto eles se esforçam em fazer o difícil e se empenham sempre na inovação. Porem eles se esquecem do básico, aquilo que Maslow chamou em sua pirâmide de necessidades fisiológicas.

As vezes por tentar melhorar a liderança, o líder começa a elaborar planos e programas maravilhosos, mas e o básico? Podemos afirmar que em quase toda a sua maioria deixam a desejar. Talvez por falta de experiência ou por falta de maturidade.

A simplicidade da liderança esta em não re-inventar a roda, mas sim colocar ela para girar no sentido que vá atingir os objetivos e metas da empresa e da equipe.

Para aqueles que estão começando a carreira de liderança, aqui vão algumas dicas que poderão facilitar a sua vida, nesse processo de adequação, afinal, ontem você era apenas um colaborador, responsável pelo cumprimento de seu trabalho e atingimento de suas metas.
Porem hoje você é um líder, responsável pelo trabalho e cumprimento das metas de outras pessoas, como fazer com que esses profissionais busquem a todo o custo trabalhar a finco e motivado a buscar os tão sonhados resultados, que farão de você um líder vencedor?

1 – Trate as pessoas com respeito e carinho;

2 – Faça o básico, lembrando que provavelmente a vida de seus colaboradores e dos familiares deles, depende de suas decisões;

3 – Seja sincero todos os momentos e com todos os participantes de sua equipe, ninguém suporta ou respeita pessoas falsas;

4 – Demonstre carinho e admiração por todos que participam de sua equipe;

5 – Lembre-se que os pequenos gestos motivam e desmotivam as pessoas;

6 – Criem um ambiente saudável e de camaradagem em sua equipe;

7 – Preocupe-se com o bem estar e com a saúde financeira de sua equipe, não deixe isso atrapalhar a evolução profissional e a capacidade deles em atingir as metas;

8 – Lembrem-se, pessoas são passiveis de erros e acertos, procure uma metodologia simples, mas eficaz de avaliar sua equipe;

9 – Na vida todos nós passamos por momentos difíceis e que precisamos de um apoio, nunca se esqueça de apoiar seus colaboradores nesses momentos;

10 – Crie um sistema de feedback contínuo, para que a equipe sinta-se a vontade para criticar, elogiar e sugerir idéias, da mesma forma que você terá total liberdade e apoio quando precisar dar esses feedback’s no dia-a-dia.

Para todos os lideres que estão iniciando nessa difícil tarefa, fica aqui minha sugestão, comecem sempre pelo simples, nunca tente fazer planos e programas mirabolantes e complexos, antes que todas as coisas SIMPLES estejam fluindo perfeitamente.

Se você tentar fazer o complexo, sem ter o básico, você poderá correr o risco de seu plano ou programa dar errado, com isso começará a acumular descrédito por parte da equipe, o que não é nada bom para um líder.


 
Referência: gestaodecarreira.com.br
Autor: Washington Luis Silva de Souza
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :