O título deste artigo é formado por duas palavras que abrem muitas portas:
puxe e empurre. A comunicação visual é uma forma básica de entendimento.
Deixando de lado a visão espirituosa do título, podemos nos comunicar de
diversas formas: conversando, escrevendo, por meio de e-mails, fax e gestos .
A falta de comunicação ou a comunicação com ruídos é um dos maiores tomadores de
tempo, esforços e materiais, sem falar dos desentendimentos que costuma causar.
No mundo moderno, a nossa imagem é avaliada principalmente pelo telefone. Assim,
torna-se essencial conhecer e dominar habilidades de contratos telefônicos,
sobretudo se você é empresário, porque, durante uma chamada, você é tudo na
organização e a organização é você.
É nesse momento que um dos instrumentos mais poderosos do corpo humano entra em
cena: a voz . Diversos aspectos envolvem a voz . Na área de
saúde, por exemplo, especialistas como fonoaudiólogos, dedicam-se ao tema. Mas
nós, simples mortais e usúarios diretos do telefone, devemos analisar os
seguintes aspectos:
Postura: Pode parecer estranho, mas a postura, influência
diretamente a nossa voz. O ídeal é estamos sentados com a postura ereta, os
ombros abertos. Dessa forma contribuímos para que a voz seja mais clara e
dinâmica quando falamos ao telefone .
Tonalidade: Feche os olhos e pense na cor azul do céu. Agora,
pense na cor vermelho sangue. As cores refletem nossos sentimentos e o mesmo
ocorre com a tonalidade de nossa voz. Mesmo que as pessoas não estejam nos
olhando, a voz revela muito do que sentimos. Rancor, raiva, desespero, medo,
impaciência.... Sentimentos negativos fazem a pessoa que ligou sentir-se
aborrecida ou incomodada.
Volume: Dizem os fonoaudiólogos que, quando consumimos álcool,
perdemos sensibilidade auditiva. Por essa razão, em locais onde as pessoas estão
"em alta ou tomaram todas", o volume do som ou da televisão é alto e os
indivíduos sóbrios sentem-se incomodados. O volume da nossa voz não pode ser nem
muito alto, nem muito baixinho, Uma voz alta incomoda, pois dá a impressão de
estamos gritando, e uma voz baixa faz o interlocutor pedir para repetirmos o que
foi dito.
Velocidade: As pessoas geralmente confudem velocidade com
rapidez. Velocidade pode ser agilidade ou lentidão. Alguns indivíduos falam
rápido demais, outros demoram uma eternidade para concluir uma frase. Tanto a
aceleração da voz como a "lerdeza" incomodam. É preciso buscar o equilíbrio,
moderar a velocidade para se fazer entender.
Pronúncia: "Abra a boca para falar". É isso mesmo! Basta
articularmos bem as palavras, fazer um maior movimento lábial para sermos bem
entendidos. As pessoas que falam em velocidade acelerada, quando articulam bem
as palavras, tornam-se boas comunicadoras.
Estilo de se expressar: Para a especialista em moda, Glória Kalil,
estilo é o que faz de você único, é seu modo de dizer ao mundo: "Sou singular".
O estilo é uma escolha pessoal. Respite seu estilo, seu costume, seu sotaque,
mas sem desrespeitar a forma como a sua empresa quer ser vista no mercado.
Lembre-se de que você faz parte de um time e, quando ele vence, todos são
mercadores da vitória. A verdade é que uma mensagem raramente é recibida como
foi emitida, pois depende do pensamento do receptor e, principalmente, do
momento e do estado de espírito das pessoas envolvidas. Por isso, todo cuidado é
pouco.
Texto confeccionado por: Patrícia Jorge, empresária contábil, consultora em RH,
autora do livro "Gestão de recursos humanos para empresas contábeis" e diretora
do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.