Um dos questionamentos comuns dos empresários é como atrair a sua clienta.
Mas não basta apenas atrair o cliente: é necessário fidelizá-lo. Para ajudar o
empresário, o Portal InfoMoney conversou com o consultor de marketing do Sebrae
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenos), Gustavo Carrer.
De acordo com o especialista, geralmente, as ações de atração e fidelização
são realizadas pelas empresas do varejo e serviços. No varejo, Carrer explica
que uns segmentos se destacam mais que outros, como vestuário e alimentação.
Confira abaixo 10 práticas que podem ajudar o seu negócio:
Promoção: está é a principal ferramenta que atrai o cliente para seu
estabelecimento. Os lojistas podem aproveitar a mudança de estação, as últimas
peças do estoque ou fazer uma promoção em que o consumidor compra um determinado
produto ou um tipo de serviço e o segundo é de graça ou pela metade do preço;
Cadastro: os cadastros ajudam a ter informações importantes do
cliente, como a data de aniversário, se têm filhos, o número da vestimenta ou do
calçado, a preferência de cor, de marca. “Por meio dele é possível saber os
hábitos de consumo do cliente”;
Utilize as informações do cadastro: pode parecer bobagem, mas muitos
empresários têm os dados, mas não os utilizam a seu favor. Se no cadastro consta
a data de aniversário do cliente, mande um e-mail com uma promoção ou apenas um
cartão desejando felicidade;
Mídias sociais: as redes sociais são excelentes canais de comunicação.
Vale destacar que elas não são e-mails marketing, por isso, o conteúdo deve ser
leve e divertido. Como exemplo, ele cita uma empresa que fotografa suas clientes
ou alguma celebridade utilizando os produtos da marca;
Eventos: dependendo do público-alvo, a empresa pode criar alguns
eventos para os clientes. Como exemplo, ele cita uma loja de produtos
esportivos, que pode organizar uma maratona, um evento em uma rampa de skate, um
campeonato de surfe, entre outros. “É possível pensar em algo que atenda o
público da empresa. Às vezes pode ser até um chá com as amigas”, explica Carrer;
Fique atento aos clientes inativos: crie um sistema de alerta que
avise se o cliente está muito tempo sem comprar. Ao perceber que isso ocorre,
faça algo para ser lembrado, como mandar um e-mail ou até mesmo dar um
telefonema;
Programas de pontuação: os programas de pontuação são atrativos porque
é um estímulo a mais para que o consumidor vá até o seu negócio. Ao atingir os
pontos necessários, a empresa premia os seus clientes com um almoço grátis, uma
peça de roupa ou sapato, entre outros brindes;
Olhe ao seu redor: preste atenção às empresas ao seu redor. Muitas não
são concorrentes e podem ter uma cartela de clientes bem atrativas. Converse com
outro empreendedor e veja como um pode auxiliar o outro;
Faça parcerias: faça parcerias com outras empresas, como promoções
casadas, para ajudar a divulgar o seu negócio e o do outro empreendedor. Dentro
da sua empresa, você pode indicar clientes para outras empresas ou ter apenas
panfletos de divulgação;
Divulgue a sua região: não deixe que os seus clientes saiam do bairro
para comprar. A parceria com outras empresas pode ajudar a fortalecer a região
em que o seu negócio está localizado. Juntos, os estabelecimentos podem oferecer
prêmios mais caros e até mesmo pagar um anúncio em um veículo de comunicação.