A prática da liderança criativa pode deixar o ambiente de trabalho mais
divertido, inovador e feliz. Ao menos esta é a opinião da especialista em
comportamento humano que ministrou palestra em São Paulo na última semana,
Branca Barão.
Em entrevista ao portal InfoMoney, Branca explicou que a liderança criativa
ajuda a equipe a criar um resultado superior e diferente do que tinha antes do
início da prática, já que ela estimula as pessoas a fugirem da rotina dos
processos, buscando novas oportunidades no dia a dia de trabalho.
Neste sentido, diz ela, um líder criativo compreende as diferenças
individuais dos profissionais, reconhece a necessidade de criar a cultura da
criatividade, além de compreender que pessoas mais felizes têm melhores
resultados.
“A ideia é trazer a cultura da criatividade para a equipe, na medida do
possível, assim como o direito à autenticidade, à espontaneidade e ao erro, como
parte do processo de mudança e aprendizado”, ressalta.
Práticas
Dentre as principais práticas da liderança criativa, Branca destaca as
seguintes:
Criar um “playground” corporativo, com momentos divertidos durante o dia,
quando as pessoas poderão sair de trás da tela do computador e, literalmente,
trocar ideias;
Promover a integração das pessoas para a construção de relacionamentos mais
gratificantes;
Motivar e recompensar a equipe por novas ideias;
Dar o crédito aos verdadeiros criadores destas ideias;
Desmistificar a criatividade, a não aceitação, o erro e a crítica.
Como se tornar um líder criativo?
Ainda de acordo com Branca, a equipe é reflexo do líder, por isso, é
importante que a prática da liderança criativa faça parte dos hábitos deste
profissional.
Dessa forma, o gestor que quer se tornar este tipo de líder deve fugir do
“piloto automático”, prestar atenção à rotina, às emoções da equipe e impor
desafios. “Pessoas precisam de desafios, porém, na medida certa. Se forem
poucos, ficam acomodadas, se forem muitos, acabam estressadas. Cabe ao líder
buscar constantemente este equilíbrio”.
Abaixo, quatro focos do líder criativo:
Fazer o que “tem de ser feito” e o que “pode ser feito de diferente e
melhor”;
Relacionamento e resultados;
Respostas certas e ideias novas;
Sério e informal.