Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Saber diferenciar ativo e passivo ajuda a enriquecer, diz autor de best seller 

Data: 22/09/2009

 
 

Conquistar um bom patrimônio e a estabilidade financeira é o desejo de 100 entre 100 pessoas. A afirmação é do autor do livro Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki.

"A pergunta que mais me fazem é: como faço para ficar rico? Sempre falo que isso depende de cada um. Investimentos é um bom caminho, porém há diversos tipos e é preciso que cada pessoa descubra qual é o mais adequado para cada uma delas. Porém sempre posso dar uma dica para que as pessoas parem de perder dinheiro: aprender a diferença de passivos e ativos", explica.

Kiyosaki conta que, não saber diferenciar o que é um ativo e o que é um passivo faz com que as pessoas enfrentem dificuldades financeiras, mesmo achando que estão bem de vida.

Ativos x passivos
Nas palavras do autor, ativos são bens que lhe trazem dinheiro todos os meses, mesmo que você esteja sem trabalhar. Já os passivos são bens que lhe tiram dinheiro.

"É comum vermos pessoas da classe média satisfeitas com sua condição financeira por terem uma boa casa e um bom carro. Acham que possuem um bom patrimônio. Mas esses bens são passivos: eles tiram dinheiro do seu bolso com manutenção e impostos. Não dá para ter tranquilidade financeira sem ter bons ativos", argumenta.

Ainda de acordo com Kiyosaki, são bons ativos os investimentos em empresas, imóveis (para locação ou venda posterior), ações e commodities. "Colocando dinheiro em um desses investimentos você receberá dividendos com certa frequência. Tranquilidade financeira é quando você tem ativos suficientes para lhe dar todo o dinheiro que você precisa para sobreviver".

Kiyosaki, no entanto, não condena quem quer comprar passivos. "Muito pelo contrário, dinheiro também foi feito para desfrutarmos das coisas que gostamos, seja uma bela viagem ou um carro do ano. Porém, eu e minha mulher temos uma regra desde que nos casamos: cada um pode comprar o passivo que quiser, desde que antes compremos um novo ativo", ensina.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Tabata Pitol Peres
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :