É muito comum se ouvir falar no contexto organizacional sobre Inteligência
Emocional. Aqueles que são detentores dessa capacidade são profissionais
destacados e admirados no ambiente no qual estão inseridos. Ter Inteligência
Emocional é um fator determinante para o sucesso na carreira, já que as
organizações contemporâneas têm buscado ter em seus quadros de funcionários não
só profissionais dotados de excelentes capacidades técnicas, mas pessoas que
saibam gerir suas emoções, os diferentes conflitos enfrentados no dia a dia e as
suas relações interpessoais nos vários níveis da organização.
Mas afinal o que é Inteligência Emocional? Que habilidades possuem um
profissional inteligente emocionalmente?
O conceito de Inteligência Emocional foi apresentado pelo psicólogo Daniel
Goleman, PhD, em seu livro Inteligência Emocional, lançado no Brasil pela
Editora Objetiva. Para o autor, o conceito caracteriza-se pela a maneira como as
pessoas lidam com suas emoções (habilidades intrapessoais) e com as das pessoas
ao seu redor (habilidades interpessoais).
A habilidade interpessoal é a de entender o outro, suas motivações, sua
relação com o trabalho e a melhor forma de interação que possa existir com esse
individuo. Já a habilidade intrapessoal é a de se entender, de se compreender e
a partir disto utilizar da sua emoção de forma efetiva e construtiva.
A partir destes conceitos pode-se, então, compreender as 05 áreas de
habilidades da Inteligência Emocional, as três primeiras referem-se à
intrapessoal e as duas últimas, a interpessoal:
1. Auto-Conhecimento Emocional: é a capacidade o indivíduo
de perceber seus sentimentos em determinados momentos e utilizar suas
preferências para guiar a tomada de decisão.
2. Controle Emocional: é a habilidade de lidar com os
próprios sentimentos, adequando-os para a situação, tendo em vista o alcance dos
objetivos e a superação do estresse emocional.
3. Motivação: é habilidade de dirigir suas emoções para
alcançar os objetivos, apesar de contratempos e frustrações que possam existir
ao longo do caminho.
4. Empatia: é a capacidade de perceber o sentimento do
outro, colocar-se em seu lugar e a partir desta experiência estabelecer os
ajustes necessários; e
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais: é o talento
de lidar com as emoções nas relações, interpretar adequadamente as situações e
as redes sociais, persuadir, negociar, resolver conflitos, cooperar e trabalhar
em grupo.
Estas são aptidões que podem ser desenvolvidas por todo e qualquer
profissional com muito esforço e empenho. Não é uma tarefa fácil, mas possível
com persistência. Pode-se começar com pequenas atitudes, sendo melhor ouvinte ou
controlando o temperamento nervoso. Este é um caminho que certamente o levará à
satisfação, à eficiência e ao sucesso no trabalho.
É uma estrada longa! Que tal começar agora a caminhada?