Sustentabilidade, a palavra mais proferida e enunciada nos últimos tempos. Em
todas as esferas, em todos os segmentos e por pessoas de todos os níveis
intelectuais e profissionais. Mas o que realmente é a sustentabilidade? No que
consiste? Como saber se a sua empresa está comprometida? Se o seu negócio é
sustentável? Se ela preenche todos os requisitos globais para ser denominada
sustentável?
Para que você analise objetivamente se a sua empresa está inserida nos
preceitos de sustentabilidade são necessários quatro questionamentos seguidos,
obviamente de respectivas respostas positivas.
A primeira questão a ser considerada é: A sua empresa é economicamente
viável? Como estão os números do seu negócio? Os objetivos do seu
planejamento estratégico estão sendo conquistados? Os pontos positivos estão
sendo potencializados? Os pontos fracos estão sendo corrigidos? Sua empresa está
crescendo? De maneira ordenada? A empresa e as pessoas estão preparadas para
diferentes tipos de cenários? Se as suas respostas forem afirmativas, o primeiro
passo para a sustentabilidade já pode ser considerado.
A segunda questão e igualmente importante é: A sua empresa é
ecologicamente correta? Mesmo que a sua empresa tire nota 10 nas
questões econômicas, de nada servirá isto se ela não puder aproveitar estes
frutos pela inexistência de um ambiente. A casa que habitamos (Planeta Terra) é
constituída de recursos, e isso significa que existe a real possibilidade de
esgotamento, de término dos mesmos.
Pensar em um futuro ecologicamente viável é agir e comprometer-se com o
presente, através de pequenos e grandes gestos, de hábitos de preservação, da
conscientização sistemática das pessoas e a compreensão plena que necessitamos
despertar para o fato de fazer algo para mantermos aquilo que ainda existe. Sua
empresa possui esse comprometimento? Sua empresa fala sobre isso com seus
colaboradores? Você fala sobre isso com as pessoas? Existe algum tipo de ação
pró-ativa de sua empresa para com o meio ambiente? Há um sistema de gestão
ambiental em execução na sua organização? Se novamente as suas respostas forem
afirmativas, o segundo passo para a sustentabilidade já pode ser contabilizado.
A questão de número três é: A sua empresa é socialmente justa?
Existe algum tipo de comprometimento (leia-se também responsabilidade) social da
sua corporação? Este compromisso proporciona inclusões humanas, valorização da
comunidade onde a sua organização está localizada/inserida e ações de integração
do seu negócio com a sociedade? Sua companhia proporciona condições adequadas,
igualitárias e favoráveis para o desenvolvimento dos colaboradores? Sua
corporação investe nas pessoas? Transparência e ética fazem parte da linguagem
da sua empresa para todos os públicos com os quais ela lida? Sua organização
promove a redução das desigualdades sociais? Existe um balanço social em sua
companhia?
Várias perguntas e todas determinantes para considerar ou não a sua empresa
globalmente sustentável. Como estão as respostas da sua empresa para estes
questionamentos? Se você novamente conseguiu dizer sim para todas as questões,
siga em frente. Faça o quarto questionamento.
A sua empresa, o seu negócio é culturalmente aceito? As pessoas
enxergam com “bons olhos” aquilo que a sua empresa faz? Sua companhia gera
produtos/serviços necessários (vale uma revisão profunda e sincera sobre o que
realmente é necessário) aos públicos que ela tem como alvo? Há plena licitude e
legitimidade nos seus negócios? As portas da sua organização estão sempre
“abertas”? Aquilo que a sua empresa faz ou proporciona gera valor positivo para
as pessoas?
Se você também encontrou o “sim” para essas questões, PARABÉNS! A sua empresa
é globalmente sustentável. Caso você não tenha encontrado as afirmativas
desejadas, aqui se faz um guia para um caminho a ser imperiosamente percorrido.
Este manual também vale para você, indivíduo. Para que você saiba se está
inserido como um ser sustentável em nível pessoal e profissional. Direcione os
questionamentos para si e descubra se o seu desempenho lhe proporcionará um
horizonte promissor. Fazer algo a mais, sempre vale à pena!