Consumidor - Mulher é vista como grande tomadora de decisões na hora das compras
Cada vez mais inserida no mercado de trabalho, a mulher é vista como a grande
tomadora de decisões na hora das compras.
De acordo com pesquisa do portal Bolsa de Mulher, da holding IdeiasNet, o
público feminino decide, atualmente, sobre 80% das compras no País e já responde
por 48% do público da internet, canal com grande potencial de compra e venda.
A dona da voz
Responsável pela compra da família brasileira, a mulher, além do consumo
pessoal, assume diversos papéis na hora das compras, por adquirir produtos para
diversos públicos - marido, pai, filhos, escritório, ela mesma.
De acordo com a publicação Panorama Superhiper, da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras), "é por isso que muitas empresas procuram trabalhar as
diversas facetas dessa consumidora, promovendo motivações diferentes".
Conforme a publicação, foi-se o tempo em que o varejo pensava na mulher apenas
como dona-de-casa. Hoje, 36% das donas-de-casa trabalham fora e, destas, 85%
decidem as compras.
Segundo dados do IBGE, 43% da força de trabalho brasileira é feminina, sendo que
25% delas são chefes de família e 90% respondem pelos afazeres domésticos.
Guerra dos sexos
Menos seletivo do que as mulheres, o consumidor masculino leva mais em conta o
custo-benefício do que o preço em si. Por essa razão, eles possuem o tíquete
médio de compras mais alto do que elas.
Quanto aos hábitos, de acordo com a publicação da Abras, eles são apressados
quando o assunto é itens do dia-a-dia, mas podem demorar horas em áreas de
interesse pessoal, como eletroeletrônicos, esportes e autos
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