Já se foi o tempo em que investir apenas na aquisição de equipamentos e novas
tecnologias era sinônimo de se manter competitivo no mercado. Hoje, mais do que
nunca, as empresas estão acreditando no potencial dos seus colaboradores, pois
são as pessoas que fazem a diferença para o negócio. Para isso, muitas
organizações passaram a investir pesadamente no desenvolvimento dos seus
profissionais e constantemente viabilizam recursos para que eles possam
manter-se capacitados.
No entanto, destinar verbas para a área de T&D não é apenas suficiente.
Também é preciso que a empresa saiba desenvolver ações direcionadas e que, ao
mesmo tempo, motivem os colaboradores a acreditar no próprio potencial. É
exatamente com essa visão que a empresa Dimensional vem destacando-se no mercado
investindo constantemente no treinamento e no desenvolvimento de suas equipes.
Apenas para se ter uma idéia, na organização não existem limites mínimos ou
máximos de investimentos estabelecidos para cada funcionário ou área. Os cursos
ou os treinamentos são realizados conforme a necessidade detectada.
O Grupo Dimensional tem como segmento de atuação a tecnologia. Há 35 anos
produz e oferece ao mercado soluções, incluindo na sua linha de serviços:
departamento de projetos e montagem de painéis elétricos; setor de softwares
para configuração, programação, comissionamento e start-up, além de assistência
técnica corretiva e preventiva. É uma empresa genuinamente brasileira, que
consolidou suas atividades na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Hoje,
conta com nove filiais distribuídas estrategicamente em vários pontos do
território nacional e sua equipe totaliza cerca de 130 colaboradores.
Segundo Gerson Masselari, supervisor de RH da Dimensional, em 2004 a empresa
gastou 52 mil reais com o auxílio de cursos de graduação e pós-graduação e mais
81 mil reais com outros treinamentos. Vale ressaltar que nesses valores não
estão incluídas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem que também
são por conta da empresa. "O segmento de atuação da nossa empresa é a tecnologia
e os profissionais devem estar sempre em sintonia com o que há no mercado. Além
disso, nossos colaboradores são sempre estimulados a se atualizarem e se
desenvolverem", afirma Gerson, ao acrescentar que uma empresa não consegue
fidelizar os clientes internos apenas com salário e remuneração atrativos. A
perspectiva de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, torna-se um
"plus" para as empresas.
Para investir em T&D, a área de RH da Dimensional trabalha basicamente junto
com os gestores das áreas, auxiliando na aplicação das avaliações de desempenho
e detectando as eventuais necessidades de treinamento, sejam esses de
qualificação ou reciclagem. De uma forma genérica, os cursos acessíveis para
todos os colaboradores da empresa são: de línguas - espanhol e inglês, dos quais
a empresa custeia 30% para o nível básico e 70% para os intermediário e
avançado; bolsa-auxílio para os cursos de graduação, pós-graduação e MBA, que
variam de 30% a 50%. Esse último benefício é disponível para colaboradores com
pelo menos um ano de empresa. Já os cursos específicos, custeados 100% pela
organização, são direcionados para cada departamento dependendo das necessidades
levantadas entre o gestor e a área de RH.
Depois de realizado o levantamento das reais necessidades da organização, o
gestor e a área de Recursos Humanos fazem um requerimento à diretoria para que o
treinamento seja iniciado. Uma informação interessante, é que até hoje todas as
solicitações com essa finalidade foram aprovadas. Na Dimensional, existem
treinamentos ministrados externa e internamente. O primeiro é aplicado através
de consultorias ou entidades qualificadas, enquanto que o segundo é dirigido de
um departamento para outro, ou dentro do próprio departamento que faz a
solicitação de treinamento.
Além desses treinamentos, são realizadas convenções, geralmente anuais, onde
os gerentes e os supervisores de todas as extensões se reúnem para discutirem o
planejamento estratégico da organização. Os treinamentos podem ser realizados
nas próprias dependências da empresa ou nos locais da entidade ministradora do
curso. Isso é avaliado de acordo com a quantidade de participantes, o tipo do
curso a ser realizado e a possibilidade do mesmo ser "in company". "A empresa
também possui uma chácara com acomodação para 30 pessoas e os equipamentos
necessários para qualquer tipo de treinamento", complementa o supervisor de RH.
Avaliação pós-treinamento - Para saber se o trabalho em T&D está tendo
resultados positivos, a Dimensional realiza uma avaliação pós-treinamento. Essa
idéia, comenta Gerson Masselari, surgiu porque a empresa preocupou-se em medir o
grau de satisfação dos profissionais que participavam dos cursos oferecidos pela
Dimensional. Na prática, todos os colaboradores que participam de qualquer
evento, interno ou externo, recebem um formulário onde existe um questionário
com perguntas optativas e dissertativas, abrangendo temas que inclui análise de
qualificação e competência de quem ministrou o curso, bem como opiniões sobre a
duração e assimilação de cada participante.
Depois que o colaborador responde as questões, o gestor da área faz uma
análise das considerações que foram feitas pelo treinando. Esse material, em
seguida, é encaminhado à área de RH, que entre outras ações pode dar feedback à
instituição que ministrou o evento. Esses formulários são arquivados e servem,
caso necessário, como instrumento comprobatório da eficácia do treinamento
realizado e também como referência para futura aplicação de uma nova avaliação
de desempenho. "Além disso, o colaborador sempre indica ou solicita cursos
similares para si mesmo ou para outros membros da equipe", afirma o supervisor
de RH.
Quando questionado sobre as vantagens que o investimento feito em T&D tem
trazido à Dimensional, Gerson Masselari comenta que graças a essas ações a
equipe se mantém sempre atualizada e a fidelização dos profissionais é
reforçada. Ele diz que, atualmente, o salário por si só já deixou de ser um
atrativo em uma organização e o que se leva em consideração é o conjunto de
benefícios oferecidos pela organização. "Em linhas gerais, o principal benefício
colhido pela empresa é a solução de problemas junto aos nossos clientes de
maneira mais rápida e eficiente", finaliza.